sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente


Sábado, 5 de Junho de 2010

Não basta apenas a utilização da floresta, é preciso que haja uma Gestão Recursos Naturais, para que se possa proporcionar à natureza e tempo e meios para a sua sustentabilidade natural, e, por conseqüência, a preservação de vidas da cadeia natural. É o que mais se escuta durante as comemorações do dia mundial meio ambiente. Assim, diante dessa grave crise ecológica, meios foram criados como tentativa de controlar a forte degradação e reduzir a Poluição Ambiental.

Estamos em uma era em que vivemos sobre uma intensa preocupação em relação ao futuro de nosso planeta e de toda a sua forma de vida. Tal preocupação ultrapassa as simples comemorações de um dia mundial meio ambiente e acontece toda em vista de todos os danos causados na Natureza, o que coloca em sério risco a preservação e existência da Sustentabilidade Ambiental proporcionada pelo planeta Terra.

É bem verdade que tais danos não são de hoje, sendo que desde que o homem começou a evoluir o seu raciocínio e a desenvolver suas ferramentas e máquinas, com o intuito de se facilitar a forma de vida, o planeta começou a sofrer as conseqüências ocasionadas pelo uso descontrolado dos Recursos Naturais. Atualmente existem Curso de Sustentabilidade e Designer Sustentabilidade. Muito embora haja a existência dos Recursos Naturais Renováveis, a sua utilização por parte do home vem sendo adotada de uma forma brusca e freqüente, o que coloca em risco a sua demanda de existência, na medida em que não há tempo hábil para que o Meio Ambiente renove as suas reservas de tais fontes de matéria prima natural, é bom que se faça sempre um Controle do Meio Ambiente.

A sua exploração sem amparo e estudo acaba causando um distúrbio no equilíbrio do ecossistema, acarretando em devastação da flora e da fauna. Demais disso, durante o processo de exploração desses recursos da natureza, são utilizados produtos químicos e ferramentas, sendo o seu uso condenado pelos organizadores do dia mundial do meio ambiente, na medida em que degradam de uma forma crucial a região por onde passam, o que propicia ainda mais a poluição e aceleração da devastação dos rios e florestas, além da perda de animais de diferentes espécies.

O dia mundial do Meio Ambiente que corresponde ao dia 5 de junho, foi criado como um marco para a conscientização e Preservação Ambiental. Tal ocorrência teve início durante o ano de 1972, na Suécia, quando então passou a ser considerado pela Conferência das Nações Unidas, como o maior evento realizado em prol do Meio Ambiente Mundial.

A partir de então diversos países em todo o mundo, incluindo o Brasil, passaram a computar em seus calendários esta importante data, como forma de conscientização e Educação Ambiental das pessoas. Portanto, abra a sua mente para aquilo que faz bem às nossas florestas e comemore o dia mundial meio ambiente com respeito e preservação ao nosso querido planeta.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente matéria, Senildo. Deixo aqui uma reflexão a todos:

Todo mundo está "pensando" em deixar um Planeta melhor para nossos filhos... Mas, quando é que "pensarão" em deixar filhos melhores para o nosso planeta ???

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive....

Francinei Santos
profetaney@hotmail.com