quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bom atendimento: Desafio para o turismo do Acre

Quinta-feira, 1 de Julho de 2010


Posso dizer com propriedade que conheço muito bem o meu estado. Viajo semanalmente pela maioria dos municípios acreanos. E, por onde passo, escuto reclamações do tipo: “acreano é grosso e o atendimento é ruim”.


Situações como essas revelam um verdadeiro gargalo para o turismo (em franco crescimento no estado). O setor recebe seguidos investimentos dos governos estadual e federal, mas vejo que falta mais excelência dos profissionais que fazem o turismo acontecer.


Então vejamos, um empresário X investe na construção de um grande hotel com centro de convenções etc. Ele deixa tudo impecável. Arquitetura. Acabamento perfeito. Mas esquece de investir no principal: Treinamento de pessoas para melhor atender. No primeiro contratempo que o cliente tiver com um de seus funcionários, ele (o cliente) não vai querer saber se no banheiro tem torneira folheada a ouro ou coisa do tipo. A pessoa nunca mais voltará e ainda sairá falando mal do estabelecimento.


Creio que o turismo avançou muito no Acre nos últimos anos, mas é necessário mais investimento em gestão de pessoas. Mais até do que no marketing. Como dizia o saudoso Campos Pereira: “Não há nada mais eficiente do que a propaganda boca a boca”.


Atrativos turísticos nós temos. Afinal de contas, estamos a poucas horas do Peru e da Bolívia. Sem falar da rica biodiversidade, cultura e história milenar dos nossos povos. Agora é fato: não adianta somente o governo ficar correndo para divulgar o Acre fora e dentro do Brasil se os empresários do setor não se conscientizarem que falta um longo e árduo caminho a ser percorrido. Identificar as nossas falhas é o primeiro passo para corrigi-las.


Temos de ter um alvo, uma meta. Creio que se conseguirmos se aproximar de Manaus, por exemplo, que está a anos luz quando o assunto é turismo, já seria um ganho considerável. E olha que a capital do Amazonas é logo ali. A humildade e a vontade de aprender com eles podem nos trazer muitos avanços.


Senildo Melo - Vice-presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo do Acre (Abrajet/AC)


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