quarta-feira, 24 de julho de 2013

Termômetros registram menor temperatura das últimas décadas no Acre; População se divide sobre o frio



De acordo com o portal Clima Tempo, a madrugada desta quarta-feira, 24, no Acre foi a mais gelada das últimas décadas no estado. Os termômetros registraram uma temperatura ambiente de 8 graus em Rio Branco. Devido aos fortes ventos, a sensação térmica chegou próximo de zero grau. A massa de ar frio deve permanecer sobre o estado até a próxima sexta-feira, 26.


Ano mais frio da história

No Acre, a menor temperatura registrada, oficialmente, foi 5,9ºC, no dia 19 de agosto de 1975, porém, devido aos ventos fortíssimos que sopravam, a sensação térmica era em torno de 8 graus abaixo de zero. Nessa ocasião, a "friagem" teve a duração de duas semanas ininterruptas, sem que o sol aparecesse, com muito frio. Nesses dias, a temperatura máxima não ultrapassou 11ºC.   

Frio muda rotina do acreano  


Acostumado com uma temperatura média de 33°C, o acreano agora precisa se adaptar rapidamente a uma brusca mudança de temperatura. O fenômeno da friagem já era esperado e até aguardado com expectativa por boa parte da população. No entanto, a mudança repentina de temperatura, chegando segundo as previsões do tempo a 8 graus e, a quase zero de sensação térmica, levou muitas pessoas as lojas para comprar um agasalho que pudesse ajudar a suportar o frio. O fenômeno natural é o mais intenso das últimas cinco décadas e deve permanece por toda esta semana sobre o estado.  

Nas ruas a população se divide quanto a mudança de temperatura. "Acho ótimo, muito melhor do que aquele calor quase insuportável", disse a dona de casa Jussara Lima.

"Não gosto de frio. Agente adoece com gripe e resfriado. Crianças, idosos e moradores de rua são os que mais sofrem nessa época do ano", disse a assistente social Clara Vidal.  

Nenhum comentário: