segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Morre estudante acreana que cursava medicina na Bolívia

Colegas reclamam da falta de apoio do Consulado Brasileiro


A estudante do 5º ano de Medicina em Cochabamba na Bolívia, Itala Matos, natural de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, faleceu neste domingo, dia 28, vitima de uma ulcera perfurada, que teve refluxo e se asfixiou com o sangue, causando falta de oxigenação cerebral.

Colegas e amigos de curso, compostos em sua maioria por brasileiros, tiveram de realizar uma arrecadação entre os próprios estudantes para conseguir cerca de 3 mil dólares para cobrir os custos com a autópsia  funeral e o translado do corpo até a cidade de Cobija, fronteira com o município de Brasiléia, no Acre, onde a família de Itala Matos aguarda para depois seguirem para Cruzeiro do Sul.

Mas o que vem revoltando mesmo os colegas da estudante morta é a falta de apoio do Consulado Brasileiro, que segundo declaração dos próprios estudantes, não disponibilizou nenhuma ajuda financeira, apenas burocrática (documentação para liberação do corpo).

A comunidade acadêmica, representada pelos brasileiros que moram e estudam na Bolívia, aguarda um posicionamento do Itamarati no sentido de solucionar o impasse.

Leia na íntegra o e-mail da estudante Danielle Batista Bezerra, colega de Itala Matos, enviada para este blog. 

Boa Tarde Senildo...me chamo Danielle Batista sou estudante de medicina na Bolivia, ontem tivemos uma colega de faculdade que veio a falecer por conta de uma ulcera gástrica, e em consequencia um Shock Hipovolemico, amigos ao encontra-la morta a levaram para afazer autopsia, porém os custos foram muito elevados para retirarmos o corpo da moça que se chama Itala Matos, Brasileira residente em Cruzeiro do Sul, Acre. O valor total foi de 3000 mil dólares, creio eu que sua familia não tinha condições para arcar com a despesa então nós estudantes Brasileiros, conseguimos arrecadar a quantia, antes disso um grupo foi a consulado Brasileiro pedir por ajuda, financeira e burocratica, ajudaram em alguns papeis mas o que mais nós revolta é ver o mínimo de esforço que essas pessoas fizeram para levar o corpo dessa moça para o Brasil, então venho por meio deste pedir uma reportagem para que este caso possa ter o minimo de repercussão, e evitar uma próxima ocasião parecida. Até porque nós aqui contamos com o apoio do nosso povo, não estamos pedindo apoio de nenhum Boliviano mas sim dos nossos patriotas e representantes na Bolivia que estão nós virando as costas em momentos delicados, então o que eles fazem aqui ? Nós combram taxas ? porque é a única função que´o consulado tem aqui cobrar-nos taxas e atrasar nossos papeis..
 
 
Grata pelo seu tempo e Compreenção,
  
Danielle Batista Bezerra

Nenhum comentário: