sábado, 8 de novembro de 2008

Rally Bolpebra: fortalecendo o turismo e a integração na Amazônia


Depois de alguns ensaios entre entusiastas do esporte radical, em 2000 aconteceu a primeira edição do Rally Internacional Bolpebra. Desde então as edições tiveram formatos diferentes uma das outras, mas sempre visualizando a integração e o desenvolvimento do turismo regional. Em 2007 não houve competição. Mas para este ano, nos próximos dias 14, 15 e 16, será realizada a sexta edição do evento, intensificando essa união na Amazônia.

Em lançamento que aconteceu na sexta-feira (7), a Federação de Motociclismo do Estado do Acre (Femac) apresentou o percurso relembrando o primeiro ano de evento, em 2000, que teve apenas 12 pilotos e foram percorridos 2 mil quilômetros. Em 2006, o evento deu um salto ainda maior, com um trajeto até os Andes, no Peru.

Este ano 66 pilotos confirmaram presença, mas a meta é chegar a 70, sendo que, dos inscritos, 40 são de outros Estados. O Rally Internacional Bolpebra Amazônia no primeiro dia de competição sai de Rio Branco, passa por outras cidades e retorna à capital, percorrendo cerca de 200 quilômetros.

No segundo dia, novamente saindo de Rio Branco, os pilotos vão até Epitaciolândia, percorrendo trechos em território boliviano e pernoitando em Brasiléia. No dia seguinte, último de prova, a competição passa por Assis Brasil e outras cidades acreanas, sempre no eixo da BR-317, passando também por reservas florestais do Estado, com chegada a Rio Branco. Ao total, serão 1.050 mil quilômetros percorridos.

A competição será em etapa de deslocamento e especiais com trechos cronometrados. Na categoria moto e quadriciclo, a competição terá como fator decisivo a velocidade. Já a categoria carro, será a regularidade, onde é estabelecida uma média de velocidade com redução, ganhando quem for mais regular. 99% do trajeto das motos e quadriciclos também poderão ser percorridos pelos carros, onde isso não for possível, existe um roteiro alternativo.
Na última edição do Rally Bolpebra, disputada em 2006, com o percurso de mais de 1200 quilômetros entre Rio Branco e Cuzco, no Peru, o vencedor foi o piloto Jean Azevedo, número um do Brasil em provas de off-road.

Nenhum comentário: