segunda-feira, 16 de março de 2009

Comunidade da Reserva Nacional do Macauã é beneficiada com energia

Levar energia alternativa às comunidades mais isoladas do Acre. Esse é o objetivo de uma parceria entre o governo do Estado, Governo Federal por meio do Programa Luz para Todos e prefeitura de Sena Madureira. No último sábado, a comunidade do Alto Rio Macauã, no seringal Cachoeira, na Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, foi a primeira a receber uma unidade demonstrativa do Fogão Gera Luz.

Para chagar ao local é necessário percorrer um longo caminho. De Rio Branco a Sena Madureira são 144 km pela BR-364. O restante da viagem é feita de barco. Até a Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, no Rio Macauã, são mais de cinco horas de voadeira subindo os Rios Iaco e Macauã. Mas se o mesmo percurso for realizado de batelão são dois dias de viagem.

Levar energia elétrica a comunidades tão distantes da Amazônia não é tarefa fácil. Mas a partir da implantação do programa Luz para Todos, em 2003, mais de 25 mil famílias no Acre já dispõe desse conforto, afirma a coordenadora estadual do programa, Nádma Farias.





Fogão Gera Luz

O seringal Cachoeira, na Floresta Nacional do Macauã, foi escolhido pela coordenação do programa para desenvolver o projeto de energia alternativa. Em pequenas embarcações a população veio em bom número para acompanhar a demonstração de uma unidade do Fogão Gera Luz, um invento da Fundação de Tecnologia do Acre. O fogão funciona a lenha, tem capacidade para alimentar quatro lâmpadas, uma TV e claro o fogão. Tudo ecologicamente correto. Apesar do sucesso, o governo do Acre ainda luta para o invento ser aceito pelo ministério de minas e energia.

Ao todo 320 famílias foram contempladas com energia alternativa do programa Luz para Todos. A reportagem completa você pode assistir nesta terça-feira, dia 17, nos telejornais da TV Aldeia.

Nenhum comentário: