quinta-feira, 5 de março de 2009

Ibama descobre acampamento de madeireiros na divisa do Brasil com o Peru


Atualmente o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) está realizando o monitoramento da fronteira do Brasil com o Peru que vai do marco 86 ao 40. Durante os sobrevôos, um acampamento de madeireiros e trilhas foram identificados, devido à área de mata fechada não foi possível definir se realmente trata-se de uma invasão ao território brasileiro. Segundo Marcio Vinícius, chefe do escritório do Ibama em Cruzeiro do Sul, uma melhor avaliação será feita em parceria com a Polícia Federal, caso seja constatada a invasão dos estrangeiros, uma operação será deflagrada.


Durante as atividades o Ibama constatou também, a retirada ilegal de madeira em alguns ramais da região do Juruá e o desmate de áreas considerável de floresta. No município de Mâncio Lima, por exemplo, foi constatada a derrubada de pelo menos 60 hectares de mata virgem em três propriedades diferentes. O Ibama retornou também a algumas fazendas embargadas por estarem em áreas não autorizadas para o desmate, os proprietários ignoraram a ordem e continuam utilizando normalmente os pastos nas áreas que deveriam está sendo reflorestadas.

O Ibama também está realizando a fiscalização nos rios e lagos principalmente próximos ao município de Ipixuna (AM) lugar onde é pescado a maior parte do peixe que abastece Cruzeiro do Sul. Marcio Vinícius disse que o trabalho é de orientação aos pescadores para que não descumpram o período do seguro defeso, que termina no dia 15 março. No ano passado quase 14 toneladas de peixe da espécie matrinxã, foram apreendidas pelo Ibama próximo a Cruzeiro do Sul, a pesca teria ocorrido ainda no período da proibição.

Nenhum comentário: