sexta-feira, 20 de março de 2009

Hidrelétrica de Santo Antônio em Porto Velho prevê gerar 10 mil empregos

Presidente Lula disse que é o maior investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do país
A estimativa foi feita pelo Consórcio Madeira e Energia, da qual a Odebrecht é a responsável pela construção de uma das usinas hidrelétricas de Rondônia, a Santo Antonio. Serão 10 mil empregos diretos gerados em vários setores até o fim de 2010.

Atualmente a obra mantém 2 mil e 300 postos de emprego. 90% dos trabalhadores foram capacitados pelo Instituto Acreditar, da empresa Odebrecht. O custo total da obra de Santo Antônio é de 12 milhões de reais e a previsão é que até meados de 2012 já seja possível à geração de 3.150 megawatts de energia limpa, o que equivale a 4% de toda energia consumida pelo país. Mas a inauguração definitiva da usina acontece somente em 2015. A TV Aldeia enviou uma equipe para produzir uma série de reportagens especiais sobre o empreendimento. O material vai ao ar na próxima semana.

Jirau
Por enquanto a usina de Jirau ainda aguarda a liberação da licença ambiental por parte do Ibama para iniciar as obras. O Presidente Lula quando esteve em Porto Velho, na semana passada, prometeu a autorização o mais rápido possível. “Uma obra desse porte e que vai trazer tantos benefícios para o país não pode ficar parada um dia se quer”, comentou Lula.

Energia mais barata para o Acre
A tecnologia empregada é o sistema de bulbo, que aproveita a velocidade da água para movimentar os equipamentos e gerar a energia limpa. A previsão dos executivos das empresas é que a energia passe a ser gerada com mais qualidade. “Assim a energia ficará mais barata, já que não será mais gerada por meio da queima de óleo diesel. O Acre também será beneficiado com uma energia e qualidade e preço mais acessível”, concluiu Valdemar Camata (foto), gerente de Relações Institucionais da construtora Norberto Odebrecht.



Nenhum comentário: