segunda-feira, 9 de março de 2009

Presidente Lula confirma visita a hidrelétricas do Rio Madeira


O cerimonial da presidência da República confirmou nesta segunda-feira (9) que a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Porto Velho acontece entre quarta e quinta-feira desta semana (dias 11 ou 12) para uma visita ao canteiro das obras de construção das usinas hidrelétrica de Jirau e São Antônio, em Rondônia. Lula quer conferir de perto o investimento de mais de 20 bilhões de reais do governo federal, que irá tornar a região Norte do país auto-suficiente em energia limpa.

A obra é gerenciada pela empresa Madeira e Energia, que abrange o consórcio Furnas e Odebrecht. Desde o início da obra, em meados de janeiro de 2009, o consórcio teve de responder na justiça a várias ações de movimentos contrários à realização do empreendimento. Mais de R$ 1 milhão em multas já foi aplicado pelos órgãos ambientais, que alegam descumprimento de parte do estudo de impacto ambiental.

Um grupo de pessoas ligadas ao movimento contrário às barragens promete realizar manifestações durante a visita presidencial.

Nenhum comentário: