terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Acre quer impulsionar criação de carneiro


A Embrapa iniciou nesta terça-feira, um curso de capacitação sobre sanidade para a produção de ovinos e caprinos. Com um rebanho estimado em 51 mil animais, bem abaixo dos quase 3 milhões de cabeças de gado, os criadores do estado querem assistência técnica e a implantação de um frigorífico para abate de carneiro.

De acordo com a empresária do setor, Luciana Mendonça, um frigorífico com capacidade para abater até 200 animais dia é construído na estrada de Porto Acre ao custo de R$ 1,2 milhão em parceria com o governo estadual.

O pesquisador da Embrapa de Sobral CE, Rizaldo Pinheiro, participou da abertura do seminário trazendo informações de controle de sanidade e alimentação aos criadores da região. Segundo o pesquisador, nos últimos dez anos o Acre registrou um crescimento de 83% de seu rebanho. No entanto, atualmente a produção encontra-se estagnada.

O Ceará é o maior produtor de ovinos do país. A carne de carneiro é bastante apreciada no Brasil pelo sabor e pela qualidade. “É um mercado em franco crescimento. Possui baixo impacto ambiental e maior produtividade por hectare”, acrescentou Rizaldo.

Nenhum comentário: