quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Para a boa saúde dos olhos acrescente frutas e verduras à ceia de natal

Se um dos seus desejos para o ano novo é poder manter uma boa saúde dos olhos e enxergar melhor, você deve acrescentar à ceia de natal – e às refeições de forma geral – frutas coloridas e vegetais de folhas verdes. Um estudo recente da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, indica que esses alimentos podem afetar o desempenho visual e prevenir doenças oculares associadas ao envelhecimento.

Em artigo publicado este mês da revista científica Journal of Food Science, os especialistas destacam que esses alimentos contêm substâncias chamadas carotenoides, incluindo luteína e zeaxantina – encontrados principalmente na couve e no espinafre –, que cumprem um importante papel na visão, tendo impacto positivo na retina. De acordo com os autores, esses dois componentes podem ajudar a reduzir a incapacidade e o desconforto causado pelo "clarão", aumenta o contraste, reduz os tempos de recuperação ao "fotoestresse" e podem aumentar o alcance da visão.

Os pesquisadores chegaram a essas conclusões após a revisão de múltiplos estudos sobre os efeitos da luteína e da zeaxantina no desempenho visual. Entre esses trabalhos, os autores destacam um realizado em 2008 que sugere que esses pigmentos protegem a retina e o cristalino e podem "até ajudar a prevenir doenças oculares associadas ao envelhecimento, como degeneração macular e catarata".

De acordo com os especialistas, cerca de 600 carotenoides podem ser identificados na natureza, mas apenas uma pequena fração é absorvida pelas pessoas. E, dos 20 carotenoides encontrados no sangue humano, apenas a luteína e a zeaxantina estão presentes no sistema visual, o que sugere um papel muito importante desses pigmentos para a saúde dos olhos.

Nenhum comentário: