segunda-feira, 16 de maio de 2011

Consumo de recursos naturais pode aumentar 3 vezes no mundo, diz ONU

Estimativa aponta que população mundial chegará a 9,3 milhões em 2050

O consumo mundial de recursos naturais pode ser triplicado até 2050, a 140 bilhões de toneladas por ano, caso não sejam tomadas medidas drásticas para frear a superexploração, advertiu a ONU.
O programa da ONU para o meio ambiente (PNUE) ressalta em um informe - publicado na quinta-feira (12) - que as reservas a um bom preço e qualidade de certos recursos essenciais como o petróleo, o ouro e o cobre já estão se esgotando.

Com uma população de 9,3 bilhões de pessoas esperadas para o ano de 2050 e com países em desenvolvimento cada vez mais prósperos, o PNUE adverte que "as perspectivas de níveis de consumo cada vez mais elevadas vão muito além do que é provavelmente viável".
O informe indica que os governos devem fazer mais com menos, e de maneira mais rápida que o ritmo de crescimento econômico.

Atualmente, nos países desenvolvidos, uma pessoa consome em média 16 toneladas de minerais, combustíveis fósseis e biomassa por ano, contra 4 toneladas na Índia, segundo o informe.

O PNUE considera necessário refletir integralmente sobre a exploração dos recursos e prever "investimentos massivos" nas inovações tecnológicas, econômicas e sociais a fim de conquistar, pelo menos, o congelamento dos níveis atuais de consumo de recursos nos países ricos.
 
Da France Presse

Nenhum comentário: