segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pesquisador alerta para temperaturas acima da média no Acre durante o verão


Foto: Arquivo

O pesquisador climatológico e professor de Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, fez previsões preocupantes a cerca do clima no Acre para esse verão. Segundo o pesquisador, as temperaturas devem ficar acima da média e uma onda de calor deve castigar o acreano durante os meses de junho, julho, agosto e setembro.

A previsão deve servir de alerta para as autoridades, principalmente com relação ao nível do rio Acre que vem registrando um nível abaixo do normal para o período. O fenômeno deve culminar no desabastecimento de água potável para vários bairros da capital. Esse fornecimento é de responsabilidade do Saerb, empresa que desde sua criação e sucessíveis trocas de administração jamais conseguiu atender a demanda crescente por água na cidade de Rio Branco.

Outro fator preocupante são as queimadas. É exatamente nesse período que as autoridades registram um aumento nesse tipo de crime ambiental em vários municípios acreanos.  A fumaça produzida pelas queimadas urbanas, por exemplo, pode trazer sérias conseqüências à saúde como doenças respiratórias e outros males.

A prevenção é a melhor opção por parte da população. Combate ao desperdício e ao fogo, consumo diário de água e sucos naturais, comidas leves a base de verduras e legumes e evitar a exposição demorada e desnecessária ao sol pode fazer a diferença na qualidade de vida.

Nenhum comentário: