terça-feira, 10 de maio de 2011

Guias de turismo da Amazônia participam de encontro no Peru


puno09052011aOs guias vêm se fortalecendo em busca do reconhecimento dos poderes públicos no Acre e em Rondônia
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
PORTO VELHO – Guias de turismo da Amazônia Ocidental (Acre e Rondônia) participarão em Puno (Peru) do Congresso de Guias de Turismo da América do Sul, 23 a 27 de maio. Eles pretendem divulgar as potencialidades da região e das novas rotas de acesso aéreo e terrestre ao país vizinho, com o objetivo de consolidar a qualificação e a consolidação de parcerias entre os dois lados da fronteira.

"Queremos tornar esses estados mais uma porta de entrada de turistas para a Amazônia brasileira e o restante do País", comentou  a turismóloga e guia Maria Auxiliadora Lima. Durante o congresso os grupos acreano e rondoniense debaterão os rumos da profissão de guia de turismo de fronteira e como deverá ser a divisão de responsabilidades de cada guia, quando adentrar em território estrangeiro. "Deverá surgir um acordo entre os guias de turismo do Brasil, Peru e Bolívia", adiantou Auxiliadora.

Os guias vêm se fortalecendo em busca do reconhecimento dos poderes públicos no Acre e em Rondônia. "É hora de nos articularmos politicamente com as lideranças de nossos estados e municípios e apoiar ações desenvolvidas por nossos colegas em cada região", afirmou Auxiliadora.  Eles estão em contato com deputados federais e prefeitos. Além disso, vêm prestando contas de sua atuação à Federação Nacional dos Guias de Turismo, que apóia toda a mobilização.

Puno
Puno remete o visitante ao período pré-colombiano. O Império Inca foi a dominante na parte sul do continente americano no primeiro milênio da era cristã. As origens de Puno remontam ao século III a.C e se referem à cultura Pukará, que se destacou pelos seus vários monumentos astrológicos. Tempos depois, a região passou a ser dominada pelo povo Tiahuanaco. 

Apenas no século XV os Incas invadiram e dominaram a região onde hoje se encontra Puno. Essa invasão se deu pouco tempo antes do domínio espanhol. A cidade só recebeu o nome de San Juan Bautista de Puno em 1668, quando os espanhóis resolvem estabelecer nesse local a capital da  província de Paucarcolla.

Fonte: Agenciaamazônia

Nenhum comentário: