Os Presidentes Lula e Alan Garcia encontrarão nesta terça-feira, 28, um Acre pronto para tornar-se o pólo estratégico do desenvolvimento desta parte da América Latina. São vários os atributos, entre eles o grande corredor que se forma com a BR 317, a Estrada do Pacífico, já completamente asfaltada em território acreano, e a BR 364, que liga a região Sul do Brasil à Cruzeiro do Sul, na fronteira com a região peruana de Pucalpa. Nessa rodovia, os investimentos somam mais de R$ 950 milhões até 2010.
Trata-se efetivamente de o Acre ser o pólo estratégico especialmente porque a BR-364 cria para a Rodovia Interoceânica (Estrada do Pacífico) uma variável de acesso para o extremo oeste do Acre, abrindo a real possibilidade de um novo eixo de integração sulamericana a partir do Vale do Juruá. A BR-364 é um esforço e compromisso pessoal de Lula com o povo do Acre. O presidente a inseriu como prioridade absoluta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e todos os recursos para a concretização do projeto já estão consolidados.
PAC é um programa de desenvolvimento que vai promover a aceleração do crescimento econômico; aumento do emprego; melhoria das condições de vida da população brasileira. O programa consiste em um conjunto de medidas destinadas a incentivar o investimento privado; aumentar o investimento público em infra-estrutura; remover obstáculos (burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos) ao crescimento. O PAC depende da participação do Executivo, Legislativo, dos trabalhadores e dos empresários.
O projeto de integração é completo em sua essência porque abrange todos os meios de transporte. Nesse contexto, o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, que será inaugurado pelo Presidente Lula nesta terça-feira, significa a implantação de operações de transporte multimodal, criando, segundo o governador Binho Marques, novas e muitas possibilidades de negócios.
A infra-estrutura já implantada permite a criação de meios de um intercâmbio mais regular nesta região de fronteiras. Um bom exemplo disso é a implantação da linha de ônibus entre Rio Branco e Porto Maldonado, que será também oficializada por Lula e Alan Garcina. Além disso, vôos regionais regulares entre Rio Branco e Porto Maldonado, Cruzeiro do Sul e Pucalpa devem ter sua avaliação ampliada a partir de compromissos entre os dois Presidentes.
A infra-estrutura já implantada permite a criação de meios de um intercâmbio mais regular nesta região de fronteiras. Um bom exemplo disso é a implantação da linha de ônibus entre Rio Branco e Porto Maldonado, que será também oficializada por Lula e Alan Garcina. Além disso, vôos regionais regulares entre Rio Branco e Porto Maldonado, Cruzeiro do Sul e Pucalpa devem ter sua avaliação ampliada a partir de compromissos entre os dois Presidentes.
O encontro entre os dois Chefes de Estado resultará no documento Compromisso de Rio Branco, o que ressaltará a importância e o interesse pela iniciativa do Governo do Acre para implantação do Porto Seco de Rio Branco, com investimentos superiores a U$$ 2 milhões. "Trata-se de uma solução de logística inteligente que, além de atender as necessidades regionais e fronteiriças, constitui uma alternativa imediata aos congestionados postos alfandegários do sul e sudeste do Brasil", afirmou o governador Binho Marques. O esforço do Peru no processo de integração é um exemplo ao mundo de como se deve lutar para se vencer o desafio de construir uma rodovia que multiplica a dificuldade de cruzar a Cordilheira dos Andes por muitas adversidades mas principalmente pelo clima da Amazônia.
Presidentes encontrarão no Acre ambiente limpo e sustentável
Há mais de uma década o Governo do Acre empreende esforços para consolidar uma economia limpa, justa e competitiva. Os primeiros resultados começam a ser sentidos com a industrialização de produtos florestais não-madeireiros e o manejo florestal sustentável, empresarial e comunitário. Durante os dez anos das administrações de Jorge Viana e Binho Marques, o Produto Interno Bruto (PIB) do Acre mais que dobrou como reflexo dos investimentos públicos voltados para a infra-estrutura econômica e social do Estado.
Os investimentos em obras de infra-estrutura social e econômica são apontados como um dos mais consistentes do Brasil. Em quatro anos (2007-2010) calcula-se que esses investimentos cheguem a US$ 2,5 mil dólares per capita. Com isso, está criado um ambiente altamente favorável aos investimentos privados. De acordo com o Governo do Estado, o fortalecimento da economia nunca deixa de vir acompanhada pelo compromisso social de incluir as comunidades e famílias mais pobres ao processo produtivo. Os mais importantes indicadores apontam que é esse o rumo, entre eles os da educação: o Acre, que dez anos atrás era o último no ranking nacional da qualidade do ensino, hoje desponta entre os 10 melhores estados em oferta e qualidade de ensino público.
Além do rio Juruá, rios da BR 364 ganham ponte
O Presidente Lula autoriza nesta terça-feira a construção da ponte sobre o rio Juruá, mas esta não é a única grande ponte que será construída pelo governador Binho Marques para concluir a ligação por asfalto entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Em breve, Binho Marques autoriza a construção das pontes sobre os rios Purus, Tarauacá e Envira. A construção das cinco pontes até Cruzeiro do Sul representará um investimento aproximado de R$ 240 milhões.
Além do rio Juruá, rios da BR 364 ganham ponte
O Presidente Lula autoriza nesta terça-feira a construção da ponte sobre o rio Juruá, mas esta não é a única grande ponte que será construída pelo governador Binho Marques para concluir a ligação por asfalto entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Em breve, Binho Marques autoriza a construção das pontes sobre os rios Purus, Tarauacá e Envira. A construção das cinco pontes até Cruzeiro do Sul representará um investimento aproximado de R$ 240 milhões.
Um comentário:
Parabéns pelo Blog e pelas reportagens que mostram um panorama muito acurado sobre a sua região e sobretudo do seu estado. Suas postagens estão ajudando muito os meus estudos de Atualidades.
Um abraço
Pablo Augusto
Postar um comentário