quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rio Jari poderá ter mais três hidrelétricas entre PA e AP



Foto: Divulgação/AL
BRASÍLIA – Inventário hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Jari aponta: mais três hidrelétricas podem ser construídas na área do rio, localizado na divisa dos estados do Pará e Amapá. Hoje, a região serve com canteiro de obras da Usina Santo Antônio do Jari, construção com previsão de alagar 31,7 quilômetros quadrados para formação do lago da usina.
Os estudos dos três empreendimentos totalizam uma potência de 1.362 megawatts (MW), aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a aprovação do inventário hidrelétrico, o próximo passo é a elaboração do projeto básico e dos estudos de viabilidade para a construção de novas usinas no Rio Jari, afluente da margem esquerda do Rio Amazonas.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que elaborou os estudos, os três aproveitamentos hidrelétricos podem ser construídos no curso do rio principal. O Açaipé B, o maior identificado, tem potência instalada de 831,1 MW. Os demais, Urucupatá e Carecuru, têm respectivamente 291,5 MW e 240,2 MW.
Santo Antônio do Jari
Atualmente, está em construção a Usina Santo Antônio do Jari. Quando entrar em operação, em dezembro de 2014, a hidrelétrica terá potência instalada de 373,4 (MW). A energia gerada será suficiente para abastecer uma cidade com cerca de3 milhões de habitantes (6 vezes a cidade de Macapá).
O projeto foi orçado pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em R$ 800 milhões. A usina fica localizada nos municípios de Laranjal do Jari, no estado do Amapá e Almeirim no estado do Pará.  A energia produzida em Santo Antônio do Jari deverá beneficiar principalmente indústrias de celulose instaladas na região.
Fonte: Portal Amazônia, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: