quarta-feira, 6 de julho de 2011

Como um estádio de futebol pode ser ecologicamente correto

Estádios brasileiros começam a se preocupar com a sustentabilidade

A Copa do Mundo de 2014 promete ser a “Copa Sustentável”, que exige projetos ambientalmente e economicamente sustentáveis das 12 capitais escolhidas para sediar os jogos. Alguns requisitos são definidos já no projeto de arquitetura e engenharia, como a utilização de aço ou ferro fundido galvanizados.

mineirao Como um estádio de futebol pode ser ecologicamente correto
O estádio Mineirão tem contratado o serviço de consultoria do selo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que habilita obras com práticas sustentáveis. Pretende conquistar a certificação Nova Construção e Renovação Principal (New Construction and Major Renovation), conferido a projetos de reconstrução. 

Porém, outras medidas mais simples poderiam ser tomadas não somente durante a Copa. Veja algumas alternativas:

Economia de energia
Para reduzir o impacto ambiental o indicado seria o uso da energia solar, eólica ou até mesmo LED’s que duram mais do que as lâmpadas comuns e consomem menos energia.

Aos torcedores
Desde os brindes até os uniformes, o emprego de fibras de garrafa PET ou materiais recicláveis e biodegradáveis seriam uma boa pedida.

Local de construção
A estrutura do terreno pode variar o volume de materiais empregados na construção, sendo possível diminuí-los em terrenos planos que utilizariam uma quantidade de ferro para a sustentação, por exemplo.

Acesso para torcedores
Pensar em formas que facilitem o acesso via transportes públicos ou bicicletas diminuem o trânsito e a poluição.

Plantar árvores e coletar água
As plantas mantém um clima ameno no estádio, oferecendo isolamento térmico pelo plantio de mudas nos arredores da construção. Um sistema coletor de água pode irrigá-las e servir para limpeza ou descarga de sanitários.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: