sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estudo diz que mais da metade das espécies de atum pode desaparecer do planeta

ONG afirma que cinco em cada oito tipos de atum têm risco de extinção.
Peixe é um dos mais requisitados pelo mercado.

Relatório apresentado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN da sigla em inglês), afirma que mais da metade das espécies de atuns estão ameaçadas de extinção.

Segundo o estudo, publicado pelo jornal Science, cinco em cada oito tipos de atuns estão em situação grave de sobrevivência, sendo que três sofrem risco de desaparecer em todo planeta e outras duas espécies estão sob ameaça e não há como agir para ajudar.

atum (Foto: AFP)
Espécie de atum vendida em mercado asiático
(Foto: AFP)
O atum é um dos peixes mais procurados pelo mercado de pesca principalmente na Ásia. No Japão, sua carne é utilizada na produção de sushis e sashimis.

A espécie azul (Thunnus thynnus), chega a ter quatro metros de comprimento e pesar 250 quilos. Devido à ocorrência de sobrepesca (retirada acima do que é permitido por órgãos ambientais) em algumas regiões, este tipo de peixe pode ser um dos primeiros a desaparecer.

Foi a primeira vez que a ONG (organização não-governamental) realizou este tipo de levantamento, no intuito de chamar a atenção de governantes sobre ações necessárias para preservar estes peixes. No total, 61 espécies foram pesquisadas como bonitos, cavalas, peixe-espada e marlins.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário: