quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rio Acre atinge nível crítico




Nesta quinta-feira, dia 28, o Rio Acre atingiu um nível considerado crítico: 1metro e 92 centímetros. Bem abaixo dos 2metros e 55centímetros no mesmo período do ano passado segundo a Defesa Civil de Rio Branco.

A preocupação das autoridades aumenta à medida que se intensifica a estiagem amazônica. De acordo com o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) esse baixo nível pode comprometer o abastecimento de água da capital. Para evitar um colapso, algumas bombas flutuantes foram instaladas na estação de capação de água. Mas a participação da população no uso racional dos recursos hídricos é fundamental par ao sucesso desse processo.



São durante os meses de agosto e setembro que normalmente surgem os eventos extremos ligados as mudanças climáticas. Secas, baixa umidade, escassez de água e queimadas aumentam em todo o Estado e exige um maior rigor na fiscalização dos órgãos oficiais. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), por exemplo, já iniciou os sobrevoos para tentar detectar as áreas de queimadas na zona rural.

Para o pesquisador ambiental Claudemir Mesquita o cenário é bem parecido com as piores secas registradas no Estado nos anos de 2005 e 2010. "Todos precisamos estar atentos, autoridades e comunidades, para tentar evitar mais um grande evento ambiental extremo", disse.

Nenhum comentário: