Texto e fotos: Senildo Melo |
Para aproveitar bem o período do verão amazônico, o governo do Acre vem intensificando as obras de pavimentação na BR-364 no trecho entre Manoel Urbano e Feijó. É nesse ponto que se concentraram os maiores desafios para a conclusão da obra. Tudo devido ao solo composto a base de tabatinga, um barro branco e argiloso que ao menor contato com a chuva deixa a rodovia praticamente intrafegável. Para vencer essa barreira natural é necessário substituir o solo por pedra e cimento, aumentando o custo da obra.
As pontes sobre a BR-364 somam mais de 2 quilômetros, sendo que a maior é a construída sobre o rio Juruá em Cruzeiro do Sul, com 580 metros. Esse ano o Deracre recebeu do governo federal cerca de R$ 1 bilhão para investimentos na obra, que deve ser concluída até meados do verão de 2012.
No entanto a expectativa é que a partir de 2011, a rodovia não feche mais durante o inverno para o tráfego de veículos. A distância total entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, é de 675 quilômetros. Nessa época, de veículo, o trecho pode ser completado em até 8 horas de viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário