sábado, 7 de fevereiro de 2009

Avião cai no Amazonas e mata 16 pessoas

O Corpo de Bombeiros vai trabalhar toda a noite deste sábado e madrugada de domingo (8) na tentativa de retirar do rio Manacapuru, afluente do rio Amazonas, o avião que caiu na tarde deste sábado com 20 passageiros. Entre os quatro sobreviventes, está uma criança de 9 anos.
Mergulhadores, que localizaram a aeronave no rio, vão passar cabos de aço pelo avião para poder puxá-lo. De acordo com os bombeiros, 16 passageiros não conseguiram sair da aeronave quando ela afundou.
De acordo com a Manaus Aerotáxi, empresa proprietária do avião, a aeronave partiu do aeroporto de Coari mas, com o mau tempo, pediu autorização para o centro de controle aéreo de Manaus para retornar ao aeroporto de onde partiu. O centro autorizou a volta da aeronave, que desapareceu do sinal de comunicação.
Por volta das 14h (horário local), o avião, um Bandeirante PT-SEA, teria tentado pousar em uma pista abandonada na comunidade de Santo Antonio, em Manacapuru, que fica próxima ao rio, segundo o oficial de comunicação do Corpo de Bombeiros do município, capitão Helyanthus Borges. De acordo com a Aeronáutica, o avião caiu a 500 metros da pista.
Os quatro sobreviventes, segundo o capitão, estavam em assentos na cauda do Bandeirantes. Os demais ficaram presos na aeronave, que afundou no rio. No site da empresa, a aeronave aparece com capacidade para 16 passageiros ou 1.500 kg de carga.
De acordo com a assessoria da Manaus Aerotáxi, o Bandeirante é de uma nova frota da empresa e teria capacidade para transportar 20 pessoas.
Os sobreviventes foram identificados como Brenda Dias Morais, 21, Eric Evangelista da Costa Pessoa, 23, Yan da Costa Liberal, 9, e Ana Lúcia Reis Láurea, 43. Elas foram encaminhadas para o hospital Lázaro Reis, em Manacapuru.
Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi enviado ao local para auxiliar nas buscas. De acordo com o comando, as condições do tempo dificultam o trabalho de resgate. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar a causa do acidente.

Nenhum comentário: