sábado, 28 de fevereiro de 2009

Ibama de Cruzeiro do Sul apreende 315 quilos de carne de animais silvestres


Equipe de fiscais do Escritório do Ibama em Cruzeiro do Sul (AC) desmontou uma quadrilha que atuava com caça ilegal de animais silvestres no município de Ipixuna (AM), durante a Operação Águas do Juruá. Foram apreendidos 315 quilos de carnes de veado, anta, paca e outros animais, sendo uma parte fresca e outra salgada.

Pouco mais de 100 quilos estavam na residência do responsável pelo comercio ilegal do produto, em Ipixuna, e o restante no igarapé próximo da cidade, onde cinco integrantes da quadrilha caçavam. Nesse igarapé, a fiscalização ainda flagrou dois moradores de Ipixuna com armas e cinco animais silvestres (macaco, quati, jacu, soco, nambu).

Tudo foi apreendido. A Operação Águas do Juruá iniciou no dia 6 de fevereiro e executou fiscalizações nos municípios amazonenses de Guajará e Ipixuna e em barreiras fluviais. A operação encerra-se com um saldo de R$ 170 mil em multas aplicadas.

O fiscal do Ibama Lisarbson Messias informa que, além dos 315 quilos de carne de animais silvestres, a fiscalização apreendeu também 15 jabutis, dez iaças e sete filhotes de jacarés, todos ainda vivos, 60 quilos de tambaqui e pirarucu, sete espingardas e munições. A carne e o pescado, segundo Messias, foram doados à Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Ipixuna. As iaças e os jacarés foram soltos imediatamente, já os jabutis por viverem na terra serão levados para uma área mais afastada para a soltura.

Novas ações estão sendo programadas pelo Ibama de Cruzeiro do Sul para este período final de defeso (até 15 de Março, por exemplo, no Amazonas é proibido pescar aruanã, sardinha, pacu, pírapitinga, mapará e matrinxã e no Acre, além desses peixes, também está suspensa a pesca de dourada, piraíba, caparari e jaraqui...).


"Vamos intensificar a fiscalização agora para impedir que capturem o pescado proibido e, depois quando o defeso terminar, tragam os peixes para abastecer Cruzeiro do Sul", afirma o chefe do Escritório Regional de Cruzeiro do Sul, Márcio Lima .

A segunda etapa desta operação sede senvolve nos municípios acrianos de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com encerramento previsto para 09 de Março, onde fiscais do órgão, acompanhados de homens do Exercito Brasileiro, Polícia Militar e Federal, com apoio de helicóptero e viaturas terrestres ntensificarão a fscalização nos Ramais rurais, Parque Nacional da Serra do Divisor, Reserva Extrativista do Alto Juruá e área de fronteira com o Perú, para combater a extração ilegal madeiras nobres e desmatamentos ilegais.

Márcio orienta as pessoas que pretendem fazer desmatamentos ou retiradas de madeiras a procurarem o Imac e retrarem suas autorizações, a fim de evitarem possiveis transtornos, pois os encontrados na ilegalidade serão autuados e multados. Além de poderem perder equipamentos e utensílios que estejam sendo utilizados nas práticas ilegais.

Nenhum comentário: