quinta-feira, 30 de abril de 2009

Biopirataria: sites estrangeiros vendem insetos da Amazônia pela internet

Animais em extinção estão entre os exemplares oferecidos. Órgãos fiscalizadores não tem controle sobre esse tipo de crime.


Borboletas, besouros, formigas e mariposas brasileiras estão à venda na internet em sites estrangeiros. Os animais, mortos e secos, são oferecidos para colecionadores. Além de insetos, algumas lojas virtuais vendem escorpiões, aranhas e fósseis do mundo todo.

Em um site de Taiwan, um dos insetos oferecidos é o besouro Macrodontia cervicornis, que vive na Amazônia. O animal, que chega a medir 17 cm, está na lista internacional de animais ameaçados de extinção, elaborada pela União Mundial para a Natureza (IUCN). Apesar de o site de vendas informar que o bicho tem origem no Peru, a organização ambientalista diz que o animal também vive no Brasil.
Sem muita estrutura até mesmo para fiscalizar derrubadas e retiradas ilegais de madeira da floresta Amazônia, os órgaos ambientais são limitados logisticamente para reduzir a biopirataria de animais minúsculos da fauna brasileira, como é o caso do besouro. Mas esses seres são vitais para o bom desenvolvimento do ecosistema. De acordo com ONGS que lutam contra esse tipo de ilegalidade, por ano são movimentados bilhões de dólares em todo o mundo fruto da biopirataria.

Um comentário:

Anônimo disse...

muto interesante!!!!