sexta-feira, 1 de maio de 2009

Rede de supermercados da capital quer substituir sacolas plásticas por ecológicas


Com o objetivo de despertar entre as pessoas o interesse pela preservação ambiental e de
contribuir de forma prática para o desenvolvimento sem a degradação do meio ambiente, a rede de supermercados Araújo em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, lançou nesta semana as sacolas ecológicas.

A idéia é incentivar a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis.O projeto começou a ser elaborado no ano passado, e desde então o Governo disponibilizou técnicos para realizar o processo formativo de 300 funcionários do supermercado e também de gestores das secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente. “A destinação dos resíduos sólidos é uma preocupação permanente”, destacou o representante da Secretaria de Meio Ambiente, Eugênio Pantoja.

O próximo passo será a inclusão de comunidades das Unidades de Conservação do Acre na produção das sacolas ecológicas. “Esta é uma iniciativa importante com cunho sócio-ambiental e econômico que irá contribuir para diminuir o impacto causado pela destinação dos resíduos sólidos”, completa.As sacolas são fabricadas com algodão puro e pintadas com tinta ecológica, têm capacidade para cinco quilos. E custam ao consumidor R$ 3,95 - parte dos recursos arrecadas serão revertidos para o desenvolvimento de medidas que visem a preservação do Parque Estadual Chandless.

O estudo realizado pela rede de supermercado revela que em média são distribuídas mais um milhão de sacolas plásticas aos clientes. “Fomos impulsionados pelo Governo. Nosso objetivo é diminuir o impacto ambiental causado pela destinação incorreta de sacolas plásticas”, ressaltou Adem Araújo.

Nenhum comentário: