segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cruzeiro do Sul e região recebem treinamento em geotecnologias do Sipam


Inicia nesta segunda (24) e prossegue até sexta-feira treinamento promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para técnicos municipais em Cruzeiro do Sul. Além do município, representantes de Porto Walter, Jordão, Marechal Taumaturgo, Mancio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó também participarão do curso, que ensina a lidar com dados geográficos utilizando o computador, através do software gratuito Terraview.
A intenção do Programa SipamCidade é que os municípios passem a conhecer melhor as características naturais de seu território e utilizem as informações geográficas para planejar suas ações, sempre levando em conta o meio ambiente. Para isso, além da capacitação, o Sipam fornece CD com banco de dados cada município, onde constam informações sobre rios, tipos de solo, relevo, clima, etc... Além da finalidade ambiental, o programa pode ser usado para planejar qualquer tipo de ação em que se pretenda cruzar informações com localização espacial.

Ernesto Batista da Silva Filho e Thiago Rodrigues são os analistas do Sipam responsáveis pelo curso, que acontece das 8h às 18h, na escola Taumaturgo de Azevedo, em Cruzeiro do Sul. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (SEMA), o Sipam, órgão federal ligado à Casa Civil da Presidência da República, já realizou treinamentos como esse para nove municípios acrianos, reunidos em cursos em Epitaciolândia e Rio Branco. O objetivo é capacitar técnicos de todos os municípios do estado.

Nenhum comentário: