sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ONG fotografa madeireiros em reserva de índios isolados no Peru

Terra indígena fica próxima à fronteira com o Brasil.


Madeireiros peruanos estão invadindo terras indígenas e ameaçando povos que não têm contato com o mundo externo. É o que mostram fotos aéreas tiradas pela ONG Round River, dos EUA, dentro da reserva Murunahua, no nordeste do Peru.


A reserva faz fronteira com o Brasil, em um local onde também vivem tribos isoladas brasileiras. As fotos, tiradas em março, foram divulgadas nesta quinta-feira (13) pela ONG inglesa Survival International, que trabalha na proteção de povos tribais.


Segundo o pesquisador Chris Fagan, autor das imagens, não foi possível ver pessoas dentro do acampamento madeireiro. “Mas eu tenho certeza absoluta de que há gente morando lá. Acampamentos abandonados ficam cobertos pela vegetação em poucos meses”, afirma. Além do local fotografado, Fagan encontrou mais três acampamentos durante o sobrevoo sobre as tribos peruanas.


Alguns índios muhuhahua já foram contatados por madeireiros, segundo a Survival International. Eles estimam que metade dessas pessoas morreram, pois os povos isolados não têm anticorpos para doenças comuns, como a gripe.

Nenhum comentário: