quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Feira do Pirarucu em Manuel Urbano

Pescadores devem capturar mais de três toneladas do pescado


A cidade de Manuel Urbano vai viver uma semana especial. De 21 a 23 deste mês, acontece a terceira edição da Feira do Pirarucu Manejado. Na ocasião, pescadores dos lagos Santo Antônio, Grande, Novo e Novo Destino vão capturar e comercializar cerca de três toneladas do maior peixe de água doce do mundo.

Organizada anualmente, a feira vem coroar o sucesso do projeto de manejo do pirarucu (Projeto Alto Purus), coordenado pelo Governo do Estado via Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), WWF-Brasil e a Colônia de Pescadores de Manuel Urbano.
Durante a feira serão comercializados diversos produtos derivados do pirarucu, desde o filé (conhecido como manta) até produtos artesanais confeccionados com as escamas do peixe.

Além disso, restaurantes locais vão servir pratos feitos a partir do pirarucu. Outras atividades da feira envolvem palestra sobre organização social e comunitária realizada pelo setor de cooperativismo da Seaprof, jogos, apresentações e atrações culturais da região e exposições de pirarucus vivos, para que os visitantes conheçam de perto o peixe, que pode ultrapassar os três metros de comprimento.

De acordo com Carlos Leopoldo, técnico da Seaprof responsável pelo manejo de pesca, a feira é de grande importância para a região. Segundo dados do Governo do Estado, em 2008 os pescadores envolvidos com o manejo arrecadaram R$ 12 mil. Para este ano, a perspectiva é de que a cifra alcance os R$ 18 mil.

"Significa um importante incremento na renda das famílias locais, que vão poder comercializar o que pescarem. Também está previsto um bom fluxo de turistas em Manuel Urbano, o que movimentará o comércio local", afirma Leopoldo.

Nenhum comentário: