terça-feira, 25 de agosto de 2009

Capital Rio Branco sobe 588 posições no ranking nacional

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal aponta capital, Cruzeiro doSul, Assis Brasil como líderes no Acre.


O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal(IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para acompanhara evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, apontou Rio Branco,Cruzeiro do Sul e Assis Brasil como as cidades mais desenvolvidas do Acre. RioBranco, com índice de 0,7148, é a mais próxima de entrar no grupo das cidadesbrasileiras de alto desenvolvimento, principalmente graças aos números deemprego e renda. No fim do ranking aparece Jordão, com índices inferiores a0,4.

Osdados considerados são de 2006. A média brasileira do IFDM foi de 0,7376, superior aos 0,7129 de 2005(alta de 3,47%). O IFDM considera indicadores de saúde, educação, emprego erenda e varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar odesenvolvimento humano. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias:baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto(0,8001 a 1) desenvolvimento humano.

OEstado do Acre registrou um IFDM médio de 0,5993, contra 0,5751 em 2005 – altade 4,2% e 20º lugar no ranking nacional. Pelos números de 2005, o estado era o23º. Rio Branco era a 26ª no ranking das capitais e manteve a colocação.

Com relação aos municípios do estado, entre asquatro líderes duas já figuravam no topo da lista. Marechal Thaumaturgo deu umsalto, passando de 0,3811 para 0,4531 graças à melhora nos indicadores deemprego e renda, educação e saúde. A grande maioria das cidades do estadomelhorou de situação entre 2005 e 2006, com destaque para Santa Rosa do Purus,Xapuri e Porto Acre, todas com crescimento superior a 16%. Como destaquenegativo aparecem Feijó, Acrelândia e Manoel Urbano, com quedas de 4,2%, 4,9% e11,8%, respectivamente.

Das três áreas consideradas no IFDM, o indicador de empregoe renda apresentou o ganho mais considerável, com aumento de 9,6% em relação a2005. Educação registrou aumento de 0,5%. Saúde registrou um aumento de 3%. OEstado do Acre está abaixo da média nacional nas três medições.

IFDM é o único comperiodicidade
anual e recorte por municípios

OÍndice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi construído para atender auma das ações propostas no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro,elaborado há três anos com a participação de mais de mil pessoas entreempresários, técnicos e especialistas e acadêmicos de diversas áreas. Todos osanos o IFDM é divulgado, e a sociedade pode acompanhar a evolução dodesenvolvimento.

O IFDMsupre a inexistência de um parâmetro para medir o desenvolvimentosócio-econômico dos municípios e distingue-se por ter periodicidade anual, recortemunicipal e abrangência nacional. O mais bem-sucedido entre os demaisindicadores, o IDH-M, criado pela Organização das Nações Unidas, por exemplo,baseia-se em dados do censo demográfico, realizado a cada 10 anos.

As fontesde dados do IFDM são oficiais e sua metodologia permite a comparaçãoquantitativa serial e temporal dos municípios analisados, possibilitandoinclusive a agregação por estados. A comparação entre municípios ao longo dotempo mostra, com precisão, se uma melhor posição no ranking se deveu a fatoresexclusivos de um determinado município ou à piora dos demais. A comparaçãoabsoluta de cada município permite medir se as políticas públicas resultam emmelhores condições socioeconômicas para a população.

Umanovidade nesta edição do IFDM é o gráfico de dispersão da variação. Ele édividido em quadrantes e retrata a variação percentual dos índices entre 2005 e2006, distribuída conforme o patamar do índice observado em 2006. No primeiroquadrante estão 1.570 municípios que já tinham desenvolvimento de moderado aalto e registraram crescimento. No segundo estão 1.246 municípios que, emboraestejam na faixa de desenvolvimento de moderado a alto, tiveram recuos. Noterceiro estão 1.725 municípios que, apesar de estarem classificados em nívelde desenvolvimento baixo e regular em 2006, apresentaram melhorias. No quartoestão 1.019 municípios de baixo grau de desenvolvimento que ainda registrarampiora em seus índices.

Osdados oficiais mais recentes que estão disponíveis, específicos para os municípiose utilizados para medir as três áreas (emprego e renda, educação e saúde) quecompõem o índice, são de 2006. Em cada uma dessas áreas, os municípios,capitais e estados do país podem ser comparados entre si no grupo a quepertencem, isolada e evolutivamente. Ano passado, em sua primeira edição, oIFDM foi calculado para 2000 e 2005.

Nenhum comentário: