sexta-feira, 4 de setembro de 2009

El Niño causou chuvas em agosto no Estado

Fenômeno foi apontado por especialista como um dos motivos para a mudança do clima na região amazônica.


O fenômeno El Niño é apontado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) como causa das chuvas esparsas registradas no mês de agosto no Acre, que deixaram os índices pluviométricos acima da média para a maior parte do Estado, principalmente no Vale do Juruá.

Segundo o meteorologista do Sipam, Luiz Alves, estas chuvas marcam o período de transição da estação seca (verão amazônico) para a chuvosa (inverno amazônico), que compreende os meses de setembro a novembro.

“As chuvas não foram muito intensas, mas nesse período de julho e agosto – o mais seco do ano – qualquer precipitação já deixa os registros acima da média”, diz Luiz Alves.
Para o próximo trimestre, a tendência continua, com previsão de chuvas acima da média no centro-sul e oeste do Acre.
Aos poucos, as chuvas começam a ser registradas com mais frequência, sobretudo no início da noite, e não ocorrerão mais longos períodos secos.
Ainda segundo o meteorologista, a população precisa estar atenta à ocorrência de temporais, com ventos fortes e raios, frequentes nesse período e agravados pelas queimadas.

“Nessa época as nuvens precisam absorver muito mais umidade que o normal para chegar ao estágio de provocar chuva, por isso quando atingem esse nível já estão robustas e formam temporais”, explica o meteorologista.

Já as temperaturas, que ficaram de um a dois graus acima da média na região de Rio Branco e Senador Guiomard em agosto, tenderão à normalidade a partir de agora. Mesmo assim, o calor ainda persiste, sem previsão de novas friagens.

Os fenômenos, registrados com maior frequência entre julho e agosto, ocorreram mais de 10 vezes esse ano, porém, tiveram intensidades fracas e moderadas, sem abaixar os termômetros significativamente.

Nenhum comentário: