domingo, 20 de setembro de 2009

Idaf conclui que botulismo é a doença que vem matando o gado em Mâncio Lima


Quase cinqüenta mortes foram notificadas pelo Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre) no gado bovino de Mâncio Lima nos últimos três meses. Muitos desses casos não chegam ao conhecimento do Idaf e a baixa no rebanho pode ser bem maior.

Técnicos do instituto estiveram em campo coletando materiais no pasto e nos animais mortos. Segundo Paulo Viana, diretor do Idaf, os resultados dos exames realizados pelo laboratório da Ufac (Universidade Federal do Acre) apontam para botulismo, uma espécie de intoxicação alimentar.

Agora, o Idaf adota como medida preventiva, a fiscalização rigorosa para saber se os criadores estão vacinando o rebanho. E cobrar o cumprimento de algumas recomendações, como a utilização do sal mineral para evitar a falta de cálcio e a retirada de restos e ossadas dos animais mortos do pasto, a bactéria contamina o solo, com isso pode haver a disseminação da doença.

No ano passado, também houve um surto da doença na cidade, em apenas uma propriedade localizada no Ramal do Banho distante 20 quilômetros da cidade, mais de 60 animais morreram.

Nenhum comentário: