sábado, 10 de outubro de 2009

Acre se consolida como Estado ambientalmente sustentável


O desafio de combater a emissão de gás carbônico no mundo como forma de desacelerar o aquecimento global, desperta o interesse de organizações internacionais e nacionais e comunidades científicas para experiências bem sucedidas de redução de CO² na atmosfera, especialmente nas áreas de floresta tropical. Segundo relatório da ONU, divulgado em fevereiro de 2007, a temperatura do planeta subiu 0,7 grau no último século e nos próximos 100 anos, pode subir entre 1,4 a 5,8 grau.


Nesse contexto, o Acre, que possui hoje um território com 88% de cobertura florestal, começa a chamar a atenção do mundo pelos bons resultados obtidos a partir da implementação de políticas sustentáveis, com queda constante do desmatamento e do uso indiscriminado do fogo como técnica de produção e, consequentemente, a redução na emissão de CO².

Graças a esses números, o governador Binho Marques foi convidado a participar, em Washington, de um encontro organizado por técnicos do Banco Mundial, que irá reunir diversos técnicos e especialistas para conhecer as lições do Acre para conservação da Amazônia com desenvolvimento para todos.

Com as políticas adotadas pelo Governo do Acre, o índice de desmatamento caiu pela metade nesses últimos três anos. Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam uma redução de 83% do desmatamento no Estado, passando de 107.800 hectares em 2003, para 18.300 hectares em 2007. O uso do fogo também diminuiu.

Nenhum comentário: