sábado, 17 de outubro de 2009

Deputados de RO querem CPI para investigar denúncias de crimes ambientais na usina de Jirau


A Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia pretende instalar nos próximos dias uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar possíveis irregularidades ambientais na Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira.

Tentando se antecipar ao inquérito, o presidente da concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Victor Paranhos apresentou ontem para o prefeito Roberto Sobrinho, vereadores, deputados estaduais e federais e o Senador Valdir Raupp os trabalhos que estão sendo realizados pela empresa na construção da usina. Para ele, antes de se instaurada a CPI os deputados precisam conhecer a obra.

“Nós oferecemos a Assembléia para tirar todas as dúvidas em relação aos procedimentos técnicos e o que estamos fazendo na usina porque se paralisar a construção vai prejudicar oito mil empregados. Vai atrapalhar o Brasil e principalmente Rondônia”, disse. Ele contou que as licenças ambientais estão em dias com Ibama. “Tudo que estamos fazendo tem a autorização do órgão ambiental”.

Sobre a mudança do eixo Jirau para 10 quilômetros acima (ilha do Padre), Paranhos disse que um dos motivos foi para reduzir a tarifa elétrica no Brasil. “O próprio TCU [Tribunal de Contas da União] arquivou cinco processos sobre a mudança, pois julgou que a alteração vai diminuir o custo tarifário da energia no país”, afirmou. “A mudança do eixo traz vantagem também para fazer a futura hidrovia”, completou.

Nenhum comentário: