domingo, 23 de maio de 2010

Os segredos da cidade histórica de Olinda (PE)


Domingo, 23 de Maio de 2010
Os cerca de dez jornalistas da Abrajet de vários estados brasileiros foram convidados neste sábado (22) pelo Secretário Executivo de Turismo de Olinda (PE), Alberto Simões, para fazer um city tur pelas ruas e casarões da cidade, que também é conhecida em todo o país como a capital do frevo.  
Com o título em 1982, de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e berço da cultura brasileira, Olinda foi eleita a 1ª. Capital Cultural do Brasil em 2005. Tudo isso deve-se à sua tamanha beleza natural, além de ser uma das cidades mais preservadas desde a época colonial do Brasil. 
Nas ruas de seus sítios históricos, percebe-se a "arte" por todos os lados, por isso que muitos artistas plásticos escolhem a cidade para montar seus ateliês, galerias e museus, pois afirmam que Olinda traz inspiração. Tem o seu traçado acompanhando os altos e baixos da região, nos seus 40,83 km², é banhada pelos rios Beberibe e Paratibe, sendo que este tem sua nascente no município.
Sua população está na casa dos 400 mil habitantes, sendo que nas épocas de festas, carnaval, etc. aumenta sobremaneira esse número. Considerada a 3ª maior cidade do estado, com renda per-capta entre dois a quatro salários mínimos. Fica a 6 km. de Recife, com clima quente e úmido.


Não tem a data de sua fundação bem definida, sabendo-se que tudo começou em 1534 com a instituição do regime de capitanias pela Coroa portuguesa. Até hoje a cidade preserva em sua memória um rico acervo dos tempos da colonização lusitana.



Delegados da Abrajet presentes no congresso. Da esquerda para a direita: Willian (PB), Paulo (AM), Rogério (PB), Zucaratto (ES), Senildo Melo (AC), Falc ão (MT), Benígna (PA) e José Carlos (CE). 

Nenhum comentário: