terça-feira, 18 de maio de 2010

Pesquisa mostra que o Acre precisa investir no turismo de cidade

Terça-feira, 18 de Maio de 2010


Rio Branco foi a sediou o Encontro de Prefeitos e Gestores de Turismo na semana passada. Realizado no auditório da Secretaria Estadual de Turismo, o encontro serviu para apresentação do Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTS) e teve como palestrante o consultor do Ministério Turismo, Mário Petrocchi (foto). O ponto negativo foi que nenhum dos prefeitos acreanos convidados compareceu ao evento.

Durante mais de uma hora, o consultor apresentou detalhes de uma pesquisa nacional sobre os dados do turismo no Brasil e no mundo, levando em consideração a posição que o Acre ocupa nesse cenário.

O resultado da pesquisa mostrou uma grande tendência para o turismo regional como forma de aquecer a atividade no estado. Porem, o estudo também mostrou a necessidade de grandes investimentos em infra-estrutura, saneamento básico, rede de esgoto e água tratada em todos os 22 municípios acreanos.

O consultor condenou o lançamento in natura do esgoto das cidades diretamente no Rio Acre. Tal prática, além de poluir o manancial e trazer doença a população, enfraquece a prática do lazer e do turismo.

Segundo a pesquisa, o ACRE SÓ ATRAI 0,1% DO TURISMO NACIONAL. De acordo Mário Petrocchi Falta ações de marketing para desenvolvimento do turismo na região. Com o investimento em marketing é possível um aumento de até 15% da demanda de turismo.

Deixe seu comentário ao final da reportagem

Digite aqui o resto do post Para se ter uma idéia, a região Norte recebeu em 2006 650 mil turistas estrangeiros. Desse total apenas 2,3% (15 mil turistas) teve o Acre como destino.
Esse número poderia ser bem maior porque73% dos bolivianos que vem ao Brasil entram por terra. Por isso, o Acre precisa aproveitar melhor esse potencial de uma região de fronteira com o Peru e a Bolívia.

O turismo entre cidades e países próximos é uma tendência mundial. A América do sul tem apenas 2,5% da fatia do turismo internacional. O Brasil apenas 0,5% desse mercado. Enquanto a Europa detém 52% do destino turístico mundial.

Para Mário Petrocchi, somente um planejamento estratégico e abrangente pode mudar essa realidade. A crise econômica mundial também foi apontada como um dos fatores para a queda do turismo nos últimos anos.

Mas crise parece não ter afetado o turismo internacional. Cerca de 11 milhões de brasileiros viajam por ano para fora do país, enfraquecendo o mercado turístico nacional. O Estudo do Ministério do Comércio dos Estados Unidos. Atualmente, as cidades brasileiras estão concorrendo com os destinos internacionais;
Já o turismo por região, a Norte tem apenas 2,7% do destino turísticos (1milhão e 300 mil pessoas) do país. Contra 24% da região sudeste;

Brasiléia e Porto Velho são as cidades mais visitadas pelos acrianos.
Ranking do Turismo interno no Brasil:
1. SP
2. MG
3. RJ
4. BA

Ainda segundo o Consultor do Ministério do Turismo o Acre precisa atrair turistas do próprio estado, além de Rondônia, Amazonas, Peru e Bolívia. E oferecer turismo de cidade porque esses visinhos também têm rios e floresta.

Uma boa opção è explorar os pontos turísticos da capital como praças, museus, bibliotecas e o estádio Arena da Floresta.

Nenhum comentário: