domingo, 30 de maio de 2010

Porto de Galinhas: O paraíso dos brasileiros


Domingo, 30 de Maio de 2010

Pernambuco esteve bem representado em praticamente todos os rankings do Prêmio O Melhor de Viagem. Entre os campeões, Porto de Galinhas foi eleita como a praia favorita do brasileiro e Fernando de Noronha brilhou ao eleger a melhor pousada do País, além de se destacar como o segundo melhor destino de ecoturismo. Durante a Feira de Turismo de Recife, os jornalistas da Abrajet de todo o país puderam acompanhar de perto as belezas do lugar.

O Estado também esteve entre os mais-mais nos quesitos "Cidade", com Recife entre as dez; "Estado", com Pernambuco na 8ª colocação; "Resort de praia", com destaque para o Nannai e o Summerville, ambos em Porto de Galinhas; "Hotel", com o Atlante Plaza entre os finalistas e, no ranking "Fazenda", o Portal de Gravatá ficou entre os mais concorridos. Foi de Fernando de Noronha a pousada escolhida como a melhor do país, a Pousada Zé Maria, campeã desde 2004. O resultado da votação foi divulgado no final do ano passado.


Desde que o concurso foi criado há oito anos, Porto de Galinhas é eleita de forma invicta como a melhor praia do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo. O balneário é conhecido nacionalmente pela beleza de suas piscinas naturais, as mais próximas da praia, assim como pelos roteiros ecológicos e novos empreendimentos hoteleiros.
Distante apenas a 60 km do Recife, o balneário de Porto de Galinhas é bastante procurado não só pelo turista de lazer de janeiro a janeiro assim como pelo turista de negócios e eventos. Isso porque a rede hoteleira tem se preparado para receber eventos de médio porte com a instalação de salas e auditórios de convenções. Além disso, o destino tem se configurado como uma boa opção para aqueles que não encontram hospedagem em Recife ou mesmo que preferem acordar na praia e seguir durante o dia para a cidade.

O balneário nem de longe se parece com o que foi há mais de 20 anos. Naquela época, Porto de Galinhas não passava de uma vila de pescadores com alguns hotéis e pousadas isolados, mas hoje ocupa o topo do ranking dos destinos mais procurados no Brasil. Para se ter uma idéia do desenvolvimento da praia, basta dizer que nos anos 90 havia pouco mais de 3.000 leitos. Esse número alcançou o patamar de 8.000 em 2008 com os resorts inaugurados e em fase de construção.

Anualmente, o destino recebe cerca de meio milhão de turistas em busca de sol e mar, natureza, boa mesa e agito noturno. Além do passeio de jangada, outro passeio bastante procurado é o dos cavalos-marinhos no Rio Maracaípe. E quem puder dar uma esticada, também vale a pena conhecer o lado histórico e religioso do balneário.

Nenhum comentário: