terça-feira, 24 de agosto de 2010

Congresso da Fenaj em 2012 no Acre: Uma conquista dos acreanos

Rio Branco, 24 de agosto de 2010

Entrevista com presidente eleito da Fenaj, Celso Shröder
Muitos não acreditaram nem jamais puderam considerar a idéia de um dia o Acre sediar um dos eventos mais importantes do país. O Congresso da Federação Nacional dos Jornalistas (realizado a cada dois anos) reunirá em 2012 no estado cerca de 400 jornalistas de todas as regiões do Brasil. O Acre estará no centro das principais discussões no país. Um retorno inimaginável para a imagem da terra de Galvez a Chico Mendes.
Ter conseguido esse feito não foi fácil. Muitos setores da imprensa acreana não acreditaram no objetivo. Tanto que até hoje não publicou uma única linha sobre o assunto. Mesmo a delegação acreana tendo enviado o material para todas as redações. Tampouco gente da diretoria do Sinjac que ficou aqui repercutiu o feito. De sorte que o apoio veio dos jornalistas verdadeiramente acreanos, dos quais destaco aqui Tião Victor (janelao.net) e o Vaz (ac24horas), que não levaram em consideração picuinhas políticas e publicaram na íntegra todas as reportagens produzidas pela delegação presente em Porto Alegre (RS).
Contudo, essa conquista de trazer para o Acre o Congresso da Fenaj em 2012 não é uma vitória apenas do Sinjac, cuja diretoria eu nem mesmo faço parte, por isso tenho autoridade para falar, apenas trabalho para o bem da categoria. Mas como dizia essa vitória não é apenas do sindicato, mas também de todos os jornalistas do estado e principalmente do povo acreano.
Para muitos a ficha ainda não caiu. Mas imagine que daqui a 20 anos vão lembrar que um grupo de jornalistas corajosos, que ousaram vencer as dificuldades internas e a barreira do preconceito regional e conseguiu trazer para Rio Branco (pela primeira vez) o Congresso da Fenaj. 

Pense o bem que isso vai trazer aos estudantes de jornalismo da capital. Oficinas e palestras com os mais renomados profissionais da imprensa nacional. Creio que (assim como o restante do grupo que embarcou para Porto Alegre no dia 17) eu marquei a minha geração e para mim isso não tem preço.    

Nenhum comentário: