sábado, 21 de agosto de 2010

Congresso da Fenaj: Marcelo Canellas defende a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista


Porto Alegre, 21 de agosto de 2010

Marcelo Canellas
Neste sábado (21) no quinto dia do Congresso Nacional dos Jornalistas em Porto Alegre o repórter da TV Globo, Marcelo Canellas, proferiu palestra sobre a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
Com mais de 20 anos de jornalismo, o repórter compartilhou experiências vividas durante suas reportagens produzidas em todas as regiões do país e fora dele. Marcelo revelou que existe um argumento que tenta dividir o jornalismo em duas partes: teoria e prática.
-Se o jornalismo for só a prática, como muitos defendem, então deveríamos rasgar os nossos diplomas e criar somente um manual de adestramento de repórter -, disse Marcelo Canelas.
Ele também culpou as faculdades de jornalismo pela falta de mobilização para fortalecer os argumentos da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) contra a interferência direta das empresas de comunicação.
- Os grandes veículos de comunicação são os maiores interessados na não exigência do diploma para o exercício da profissão. Somente com o envolvimento de todos os setores que fazem o jornalismo será possível garantir um direito que é legítimo da categoria. Até porque um médico não pode clinicar sem diploma e alguém pode sair por aí denegrindo a imagem dos outros sem ter a preparação acadêmica para ser um repórter - finalizou. 

Vale lembrar que a PEC que tramita no Congresso Nacional para garantir o diploma no exercício da profiss ão de jornalista não invalida os registros dos profissionais que já trabalham no mercado há décadas, porque a Lei não retrocede. Eles são tão importantes para a categoria quanto os jornalistas formados na academia.

Nenhum comentário: