terça-feira, 3 de agosto de 2010

Queimadas e baixo nível do rio Acre preocupam autoridades


Rio Branco, 3 de Agosto de 2010
 
Os meses de agosto e setembro são considerados os mais críticos para as autoridades em meio ambiente do estado.  É nesse período que cresce o número de queimadas na região amazônica.  
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) nos três primeiros dias do mês de agosto foram registrados em todo estado 43 focos de calor. Os municípios de Rio Branco, Rodrigues Alves, Tarauacá e Cruzeiro do Sul foram os recordistas de queimadas.
As queimas são realizadas geralmente durante a noite para dificultar a fiscalização. Como forma de prevenção e controle, o Imac trabalha em parceria com o Ibama e diversos órgãos estaduais. Quem for flagrado realizando queimada urbana será multado no rigor da lei. Os valores podem chegar a mil reais por terreno ou hectare.  

Outro evento que vem preocupando autoridades e ambientalistas do estado é o baixo nível do rio Acre. Nesta terça-feira (3) pela manhã estava em 2m22cm, à menor cota do ano. Bombas flutuantes foram instaladas pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco para garantir o abastecimento do produto.  
Mas ninguém melhor do que o ribeirinho para perceber que algo está errado com o níveo rio Acre. Seu Luiz da Silva,65, tenta navegar em meio a bancos de areia que se formaram ao longo do leito do rio. O  pescador está preocupado com o futuro do rio Acre.
- Se ele continuar baixando em setembro não conseguirei mais navegar -, disse.

Nenhum comentário: