Vale do Juruá e Vale do Acre
O acre está divido em duas regiões quando se fala em produto turístico. O polo turístico Vale do Juruá e Vale do Acre.
O vale do Juruá possui o roteiro chamado “caminho das aldeias e da biodiversidade”, e o polo turístico Vale do Acre, 3 roteiros: Caminhos da revolução, caminhos de chico mendes e caminhos do pacífico.
POLO TURÍSTICO VALE DO JURUÁ
ROTEIRO CAMINHO DAS ALDEIAS E DA BIODIVERSIDADE
O Roteiro explora a riqueza do Vale do Juruá, com suas diversas etnias indígenas e seu inexplorável "tesouro verde". É nesse maravilhoso cenário que se encontram a cidade de Cruzeiro do Sul e o Parque Nacional da Serra do Divisor, considerado por diversos pesquisadores a região de maior biodiversidade do planeta. Desbravando-os por meio de caminhadas ecológicas, nesse roteiro também se encontram comunidades indígenas, de braços abertos para compartilhar sua cultura e costumes com os turistas através de seus festivais.
POLO TURÍSTICO VALE DO ACRE
ROTEIRO CAMINHOS DA REVOLUÇÃO
Entre o fim do século 19 e o início do século 20, o Brasil passou por um importante momento histórico: Revolução Acreana. O combate entre seringueiros brasileiros, que exploravam terras bolivianas, e forças da Bolívia, que cobravam impostos sobre esse uso, teve como consequência a criação do Território do Acre, que depois se tornou Estado brasileiro. Nesse roteiro turístico, é possível conhecer a região que serviu de palco para essa revolução e que guarda, até hoje, traços de sua história.
ROTEIRO CAMINHOS DE CHICO MENDES
Esse roteiro permitirá ao turista conhecer e vivenciar o dia-a-dia de um seringal tradicional da primeira metade do século 20 e conhecer o modo de vida dos seringueiros e extrativistas. O turista entrará em contato com a natureza amazônica e a história de Chico Mendes, que liderou a luta dos povos da floresta e ficou conhecido mundialmente pela defesa da Amazônia. Nascido no seringal, o sindicalista viveu e morreu defendendo a preservação dos recursos naturais. Sua luta tornou possível o estabelecimento de um modelo de desenvolvimento sustentável no Estado. Assim, quem decidir por uma visita à região vai se deparar I \ com grandes áreas de floresta nativa e uma população que vive dos recursos extraídos dessa floresta.
ROTEIRO CAMINHOS DO PACÍFICO
O Roteiro Caminhos do Pacífico é desenvolvido com foco no fortalecimento turístico dos municípios fronteiriços acreanos com os vizinhos países Peru e Bolívia, num chamado àintegração latino-americana. A diversão começa na capital acreana, Rio Branco, passando por diversas paisagens dominadas pelo verde, rica fauna e grande riqueza cultural pelos municípios de Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil, localizados na tríplice fronteira. Esse roteiro possibilita a conexão das rotas turísticas acreanas com a Rota Turística Internacional Amazônia - Andes - Pacífico.
Distâncias desde a capital Rio Branco.
Rio Branco – Cusco = 1080 Km
Rio Branco – Costa do pacífico (praia de Mejía, em Arequipa, Peru) = 1492 Km
Fonte: acreturismo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário