quarta-feira, 17 de abril de 2013

Xapuri-AC: Conheça a rota turística "Caminhos de Chico Mendes"



Você vivenciará o modo de vida dos seringueiros, trabalhadores que fazem do extrativismo a melhor forma de preservação do meio ambiente.

1 City tour em Rio Branco
Começamos o dia com a visita ao corredor cultural - Praça Chico Mendes, Praça Eurico Dutra, Palácio Rio Branco, Praça dos Seringueiros, Memorial dos Autonomistas, Biblioteca Pública, Praça da Revolução e Museu da Borracha, que reúne um acervo de peças de arqueologia, paleontologia, coleção de manuscritos e impressos da história do Acre.
Logo após, faremos um passeio ao longo do Parque da Maternidade, um complexo de praças, áreas de lazer, quadras, playgrounds, quiosques de alimentação e muito verde. E aproveite para conhecer a Biblioteca da Floresta, Casa do Artesão, Casa dos Povos da Floresta, Casa do Artesão, Casa Povos da Floresta e no final tomar um delicioso tacacá.
2 Saída para Xapuri
Já no percurso, conheceremos a fábrica de preservativos de Xapuri, que utiliza o látex produzido nos seringais nativos da região. Ao chegarmos à Xapuri, faremos visitas a Casa de Chico Mendes, Fundação Chico Mendes, Museu de Xapuri, e seguiremos para o Seringal Cachoeira. Após o delicioso almoço, um merecido descanso nos confortáveis chalés da Pousada como preparação para praticar o Circuito de Aventura Chico Mendes o maior circuito de arvorismo da Amazônia, percorrer a Trilha do Centro com direito a banho na fonte de água cristalina coberta pela floresta. Após o jantar, nada melhor que escutar bons e velhos contos e “causos” acreanos.
3 As trilhas
Logo pela manhã, sairemos rumo a Trilha da Seringa, em que você vivenciará o dia-dia de um seringal da 1º metade do século XX, a partir dos seus contos e histórias. Depois do almoço, partimos para o passeio na Trilha da Coroa, em uma imersão no conhecimento das árvores símbolos do Estado do Acre: a seringueira e a castanheira.
4 O parque
Voltaremos para Rio Branco, ao encontro do parque Chico Mendes, que possui floresta primária, fauna diversificada, zoológico, réplicas de maloca indígena, colocação de seringueiro, estrada de seringa, e o memorial Chico Mendes.
Conheça os caminhos fascinantes da Amazônia!
Chico Mendes vive! O líder dos seringueiros, mundialmente conhecido por sua luta em defesa da preservação da Amazônia, permanece vivo no imaginário acreano e dá nome à rota que vamos tentar descrever aqui.
Tentar, porque a Rota Caminhos de Chico Mendes é simplesmente indescritível! Você vivenciará o modo de vida dos seringueiros, trabalhadores que fazem do extrativismo a melhor forma de preservação do meio ambiente.
No Seringal Cachoeira (Xapuri), berço de um movimento popular que falava sozinho sobre sustentabilidade há 30 anos, você poderá desfrutar uma natureza preservada e exuberante, ao lado dos familiares de Chico Mendes.
A pousada do seringal merece destaque, ela tem o conforto necessário para que você possa respirar histórias, se deliciar com a culinária dos povos da floresta, fazer caminhadas na mata, pescarias noturnas, trilhas ecológicas, passeios de bicicleta pelos varadouros e muito mais.
Mas antes de chegarmos à Xapuri, nossa viagem passa pela capital do Acre, Rio Branco. Conhecida pela receptividade acolhedora, por sua limpeza e belos museus, destaca-se o Palácio Rio Branco, inspirado na arquitetura grega, tem exposições que retratam a rica história do povo que escolheu ser brasileiro. Rio Branco conta com hotéis de qualidade, várias opções de lazer, e estrutura de uma capital em pleno desenvolvimento.
Fonte: Acreturismo.com

Nenhum comentário: