terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Cuzco: rota mundial do turismo


Cuzco é a segunda cidade mais importante do peru e possui 500 mil habitantes. Sua principal atividade econômica é o turismo, que por ano recebe mais de um milhão de turistas de todo o mundo. Na América Latina, a cidade só perde em número de visitantes para Rio de Janeiro e Buenos Ayres.

Sua gente simples e de miscigenação variada enriquece ainda mais a cultura de seu povo. Entre suas principais atrações turísticas destaque para as ruínas históricas de Machupicchu, que fica a quatro horas de trem saindo do centro de Cuzco. Cada viagem não sai por menos de 120 dólares. Os restaurantes são sofisticados e possuem uma culinária bastante diversificada. O alto das cordilheiras também é bastante visitado pelos turistas, assim como o mirante, o centro arqueológico e o Coliseum Salsayhuama, palco das batalhas medievais do início do século passado.
Tudo é complementado pela arquitetura moderna da cidade, que contrasta com a tradição da catedral e a imponência da praça das armas.

“O cenário é voltado para uma exploração turística e comercial”, afirma Fabíola Pinheiro, empresária do ramo de hotelaria durante visita á cidade dos Incas. Negócios que podem ser intensificados com a implantação de uma linha aérea, Rio Branco a Cuzco, conversas nesse sentido já estão bem adiantadas entre os dois governos. “Não podemos ficar dependendo apenas da conclusão da estrada transoceânica, a intenção é criar o mais rápido possível uma rota aérea”, ressaltou o secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques.

Dentro dessa perspectiva, a proposta do governo do Acre com a abertura da rota turística Caminhos do Pacífico é tentar trazer para a região Amazônica 10% dos cerca de um milhão de turistas que visitam Cuzco. “Isso representa 10 mil pessoas de várias partes do mundo que viriam ao Acre conhecer de perto a história de Chico Mendes e a Revolução Acreana. Vários empregos serão gerados promovendo o aquecimento da economia local”, concluiu Cassiano Marques.
O presidente da ABAV, empresário Raimundo Moraes, disse que já em 2009 será inaugurada uma rota terrestre com ônibus saindo de Rio Branco até Cuzco. “Futuramente também será disponibilizada uma rota aérea para facilitar o fluxo de turistas entre os países”, finalizou.




Nenhum comentário: