quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Ibama: "desmatamento na Reserva Chico Mendes é do tamanho de três mil campos de futebol"


O superintendente do Ibama no Acre, Anselmo Forneck, divulgou nesta quinta-feira (11) o resultado final da primeira fase da operação Resex Legal. Em três semanas de fiscalização, o Ibama descobriu um desmatamento dentro da Reserva Chico Mendes de 2mil 923 hectares. O que corresponde a uma área do tamanho de três mil campos de futebol. O tamanho total da reserva é de um milhão de hectares e abrange sete municípios do Acre.
Vinte e oito famílias estavam vivendo fora das normas da reserva. Ou seja, desmatando em excesso e criando gado acima do número máximo permitido, que é de 30 cabeças. O total do rebanho encontrado dentro da área é de 4mil 500 animais. Dez pecuaristas foram multados e intimados a retirar o gado de dentro da reserva em 60 dias. Os infratores também devem deixar o lugar num prazo máximo de 90 dias.
Anselmo Forneck anunciou ainda a segunda etapa da operação, que deve começar em janeiro de 2009. “Vamos fazer um levantamento das famílias que moram na Reserva Chico Mendes e levar ações de cidadania em parceria com o governo do Estado e o Tribunal de Justiça”, concluiu.

Nenhum comentário: