sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Camisinha do amor: Fábrica de Xapuri entrega primeiro lote de preservativos


Inaugurada nesta quinta-feira (18), com a distribuição de mil camisinhas produzidas pela Natex, a fábrica de preservativos masculinos de Xapuri. O estoque tem como destino os programas de combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) em todo o Estado do Acre. São os primeiros lotes com os selos ISO 9001:2000, conferido pela consultoria internacional BSI Management System, e do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que é o Certificado de Conformidade emitido pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade.


A Natex é a primeira do gênero a utilizar látex de seringal nativo para produção de preservativos a única a ter usina de centrifugação anexa à planta industrial. "Chegamos à última fase. Agora é o mercado", comemorou César Dotto, diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), gestora do empreendimento que tem grande participação do capital comunitário.


Os primeiros lotes são resultados da produção de dez dias de trabalho. Um caminhão lotado com caixas de preservativos partiu de Xapuri por volta das 17 horas com destino ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde, de onde será distribuído aos postos e centros espalhados pelos municípios do Acre. No último mês de abril, o Governo do Acre assinou convênio de cooperação técnica e financeira com o Ministério da Saúde para produção anual de 100 milhões de preservativos para as campanhas de prevenção de DST/Aids.

A Natex é um empreendimento arrojado e moderno. A capacidade instalada é para produção anual de 100 milhões de preservativos com consumo médio de 500.000 litros de látex, gerando 150 empregos diretos na fábrica e cerca de 700 famílias de seringueiros na coleta e fornecimento de látex, além de diversos empregos indiretos.


Nenhum comentário: