sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ibama prepara lista de animais silvestres que podem ser domesticados


Papagaios, aranhas (foto), cobras, iguanas, e até mesmo onças vira e mexe ganham espaço nas gaiolas e cercadinhos dos quintais brasileiros. Na maioria das vezes, animais da floresta transformam-se em bichos de estimação do pior jeito: são capturados e transportados irregularmente, de forma cruel, e vendidos no mercado negro.

Para melhorar a fiscalização sobre o tráfico de animais e permitir que pessoas possam criar em casa animais da floresta sem prejudicar a biodiversidade, o Ibama está preparando uma lista de animais silvestres que podem se transformar em bichos de estimação.
Segundo João Moreira Júnior, coordenador da área de fauna do instituto, a maior parte dos animais permitidos será formada por aves, pois são esses animais – especialmente os papagaios – os mais procurados pela população e os mais bem adaptados à vida doméstica. Ele diz que não pode adiantar quais serão as espécies escolhidas, mas revela que jaguatiricas e macacos estão fora. “Não haverá mamíferos, mas alguns répteis”, afirma.

Nenhum comentário: