A viagem esconde belezas selvagens, montanhas e nascentes de alguns dos maiores rios do mundo como o Solimões, que nasce no Peru. A estrada é construída em meio a uma paisagem natural que enche os olhos dos visitantes. Quando a rodovia estiver pronta, o Acre deixará de ser final de linha para ser a porta de entrada no Brasil.
Prevista para ser inaugurada em meados de 2010, a estrada transoceânica, ou rodovia do Pacífico, vai ligar o Acre aos portos peruanos trazendo esperança de desenvolvimento e crescimento econômico para a região. Atualmente, cerca de 60% dos 1.200 quilômetros da rodovia, que separam Rio Branco de Cuzco está pavimentado, incluído o lado acreano que está todo concluído. A obra construída a quase 5 mil metros de altitude, na Cordilheira dos Andes, é executada por um consórcio de empresas brasileiras e peruanas, a Conirsa, do qual a Odebrecht detém 70%. A obra está orçada em cerca de 700 milhões dólares. Recurso captado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De olho na nova rota turística e comercial, o governo do Acre vem mantendo diversos encontros com autoridades peruanas para tentar fechar vários intercâmbios. “Temos de potencializar a nossa vocação de Estado exportador. Produtos como carne e frango, além de gêneros alimentícios são itens de primeira necessidade para o Peru”, disse o secretário de Agricultura do Estado, Mauro Ribeiro. “O intercâmbio comercial com produtos que interessam ao empresariado local também é outra boa oportunidade”, completou.
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