quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Crise de fome pela mudança climática afetará 25 mi de crianças em 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
MPF/RO pede paralisação das obras da BR-429

Obra não obedece ao licenciamento ambiental
Para o MPF, a pavimentação vai intensificar o acesso clandestino e a exploração dos recursos naturais na região, causar confrontos entre ocupantes e invasores, gerando consideráveis riscos de diminuição de território indígena pela presença de garimpeiros e madeireiros, além de confrontos que podem levam à morte dos índios isolados.
Segundo o MPF, outros povos indígenas também estão ameaçados. A terra indígena Rio Branco já tem vivido diversos problemas ambientais que ameaçam os seus povos indígenas, destroem sítios arqueológicos e resultam em desmatamento e pesca ilegais, poluição das águas devido o uso de pesticidas irregulares e pressão fundiária dos grileiros. O órgão também cita a terra indígena Massaco, habitada exclusivamente por índios isolados da etnia provável Sirionó.
Os índios Poruborá, que ainda não têm sua área demarcada, têm como principal ameaça o desmatamento. Por denunciarem os desmatadores ao Ibama, estes índios estão sendo ameaçados de morte por fazendeiros.
Licenciamento ambiental
A ação civil pública movida pelo MPF também questiona o licenciamento ambiental e manifesta-se contra os atos praticados até o momento pelo DNIT, Ibama e Estado de Rondônia. O MPF afirma que o Ibama é legalmente o órgão responsável pelo licenciamento da obra de pavimentação, uma vez que o asfaltamento da BR-429 afeta várias áreas federais e reservas indígenas. Entretanto, o DNIT buscou aprovação do licenciamento por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e conseguiu as licenças prévias e de instalação necessárias à obra.
O procurador Daniel Fontenele destaca que os licenciamentos emitidos pela Sedam basearam-se em um plano de controle ambiental (PCA) e não houve o estudo de impacto ambiental (EIA), “apesar da relevância do empreendimento e do largo espectro de sua influência nos componentes etnoambientais da região em que está inserido”.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Governo quer pavimentar 250 km de ramais

As obras se concentram nos 22 municípios do Acre. O chefe do departamento de ramais do Deracre, Ari Silveira, disse durante entrevista a este blog que os critérios adotados pelo governo do Estado para a escolha das comunidades contempladas se baseiam na participação dos sindicatos de produtores rurais.
- Os ramais são estradas importantes para o escoamento da produção, acesso a escola e a saúde dos produtores rurais. E o governo tem procurado dar uma atenção especial a esse setor -, comentou Ari Silveira.
domingo, 27 de setembro de 2009
Chega a 72 o número de mortos após tufão com ventos de 100 km/h atingir as Filipinas

As operações nos aeroportos internacional e doméstico foram fechadas. A energia foi cortada em várias regiões para evitar curtos-circuitos.
sábado, 26 de setembro de 2009
Escola campeã do prêmio de gestão escolar realiza passeata pela paz no trânsito
Com faixas, cartazes e placas de sinalização de trânsito os estudantes do ensino fundamental tentavam conscientizar os condutores de veículos da importância de obedecer às leis e os sinais de trânsito. Agentes do Detran foram chamados para organizar a passeata.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Geleiras da Groenlândia e Antártida derretem em velocidade acelerada

quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Inpe detecta 498 km² de desmatamento na Amazônia em agosto

Desmatamento registrado em agosto em cada estado da Amazônia (em km²)
Pará 301,18
Mato Grosso 105,24
Rondônia 50,93
Amazonas 21,73
Acre 6,32
Maranhão 4,64
Amapá 3,49
Roraima 3,2
Tocantins 1,4
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Cruzeiro do Sul: limpeza de rios facilita vida de ribeirinhos e estudantes da zona rural

terça-feira, 22 de setembro de 2009
ONU cobra de países desenvolvidos acordo para redução de gases do efeito estufa

O pedido foi feito durante cúpula extraordinária sobre as mudanças climáticas, que acontece em Nova York. Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da China, Hu Jintao, fizeram coro ao pedido do secretário-geral.
O presidente americano acrescentou que os EUA "estão decididos a atuar e cumpriremos as responsabilidades que temos para com as gerações futuras".
A resposta da nossa geração a esse desafio será julgada pela história, se falharmos corremos o risco de deixar para as gerações futuras uma catástrofe irreversível", afirmou Obama em discurso.
Já Hu Jintao que reduzirá a importância do carbono no crescimento econômico do país, salientando o compromisso de Pequim para combater a mudança climática.A China diminuirá até 2020, "por uma margem notável", a quantidade de gases do efeito estufa emitidos para cada dólar do Produto Interno Bruto (PIB) em relação aos níveis de 2005, disse Hu.
O novo primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, também se comprometeu a reduzir as emissões de gás de efeito estufa de seu país e anunciou um aumento das ajudas aos países pobres na luta contra o aquecimento global."
Para seus objetivos a médio prazo, o Japão se esforçará em reduzir suas emissões em 25% antes de 2020, em relação a seus níveis de 1990", indicou Hatoyama durante a cúpula das Nações Unidas sobre o clima. A meta do governo anterior era reduzir as emissões em 8%.
As discussões preliminares para a reunião ministerial dos dias 7 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca, têm enfrentado problemas. A principal discordância é sobre o nível das reduções de emissões para os países desenvolvidos e em desenvolvimento, e também sobre a contribuição financeira e tecnológica que os países ricos dariam aos pobres.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Ponte de 3.600 metros construída sobre o Rio Negro é a maior ponte da Amazônia

Não há como passar pela orla de Manaus sem notar a construção da maior ponte da Amazônia. Com 3.600 m de comprimento, ela está sendo erguida sobre o Rio Negro e ligará a capital amazonense à cidade vizinha de
domingo, 20 de setembro de 2009
Idaf conclui que botulismo é a doença que vem matando o gado em Mâncio Lima

sábado, 19 de setembro de 2009
Minc defende que países ricos paguem para reduzir desmatamento no Brasil

Segundo o ministro, os países mais ricos têm “um dever de casa” a fazer, por serem os principais responsáveis pelos problemas que levam ao aquecimento global.
Minc informou que houve consenso, durante a reunião, de que os estados do Norte precisam receber recursos para “manter a floresta em pé”. Segundo ele, o Brasil vai propor a criação de um “mecanismo de mercado” para financiar um adicional de redução de carbono para os países ricos.
Compensação
“A Europa, por exemplo, diz que vai reduzir em 30% suas emissões. Nós achamos que deveria ser em 40%. Então esse fundo de mercado iria financiar essa diferença de 30% para 40%”, explicou o ministro à Agência Brasil, sem dar mais detalhes sobre como funcionará o financiamento.
O governador do Amapá, Waldez Góes, também defendeu o financiamento para os estados da Amazônia. “Nós preservamos 97% [da área de floresta no estado] e não recebemos um centavo para isso”, afirmou.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Motos poluem até quatro vezes mais que carros, aponta estudo

"Via de regra a emissão de poluentes das motos é sempre maior", diz Vanderlei Borsari, gerente da divisão de Transporte Sustentável e Emissões Veiculares da Cetesb.
Segundo o diretor-executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Moacyr Alberto Paes, o atual nível de emissão de poluentes de motos pode chegar a até seis vezes mais do que o nível dos carros.
Uma proposta para reduzir o uso de motocicletas é a contratação de "bikeboys" em vez dos tradicionais motoboys.
Dois exemplos de empresas que prestam esse serviço em São Paulo são a Bike Courier e a Exodus Express Bike. Esse tipo de serviço promete taxas menores e boa velocidade para percursos menores.
De acordo com dados da Cetesb referentes a 2008, o Estado de São Paulo apresenta a maior frota automotiva registrada do Brasil, com 18,3 milhões de veículos automotores. Desses, 3,5 milhões são motocicletas, 1,1 milhão são movidos a diesel, e 13,7 milhões são outros veículos movidos a gasolina, álcool e gás.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Governo divulga ranking de carros mais poluidores; veja lista completa

O Ford Focus ganhou nota 9,4 e foi considerado o carro mais "verde" de 2008

1. Ford Focus 2,0 (gasolina)
1.Chevrolet Corsa 1,4 (gasolina)
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Bolívia registra 8 mil focos de calor e fumaça cobre os céus de Rio Branco

terça-feira, 15 de setembro de 2009
Mortes misteriosas voltam a preocupar pecuaristas em Mâncio Lima

Na propriedade do criador Wildsson Gadelha Siqueira (foto) já morreram 18 animais, ele lamenta a baixa no pequeno rebanho. "É uma tristeza a gente se encontrar numa situação dessas, quando começou não podíamos fazer nada, não sabíamos o que estava acontecendo, ainda começamos a aplicar alguns medicamentos, mas não dava jeito", comenta. As mortes na fazenda foram comunicadas ao IDAF, uma equipe esteve na propriedade vacinando os animais, com isso as mortes cessaram.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Fim de semana registra dezenas de focos de queimadas no Acre

Em 2005 foram registrados 22.948 focos de incêndio no Acre. A maioria das áreas era queimada para formação de pastagem. Em 2008 foram 2.714 focos em 2009 432. Para que as queimadas continuem em queda, o Ministério Público Federal entrou com ação civil pública que pede a proibição do uso do fogo de forma progressiva até 2012, mesmo com as ações já aplicadas pelo governo junto às comunidades agrícolas em todo Acre.
O item três da ação do MPF determina prazo de 60 dias, a partir de março, para que união, estado e municípios apresentem alternativas ao uso do fogo. O juiz federal David Wilson de Abreu Pardo concedeu liminar, mas os réus, governos federal, estadual e municípios, recorreram da decisão.
O desembargador federal Fagundes de Deus suspendeu a aplicação do item três, que determina a implantação das políticas públicas para substituição do fogo na agricultura familiar. A procuradora Patrícia Rêgo anunciou nesta segunda-feira que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Federal.
Segundo a procuradora, apenas os municípios de Rio Branco, Brasiléia e Epitaciolândia não recorreram da decisão que determina a adoção de políticas públicas que substituam o uso do fogo nas lavouras do estado.
domingo, 13 de setembro de 2009
Plantas comuns podem deixar menos tóxico o ar em ambientes fechados

O gás é tóxico para os seres humanos. Uma estimativa de 1998 do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas alertava para a forte toxicidade do ar em ambientes fechados, sendo o ozônio nesses locais a causa de mais de 2 milhões de mortes por ano.
sábado, 12 de setembro de 2009
Unesco pode transformar marcas milenares no AC em patrimônio mundial

Para o paleontólogo, Alceu Ranzi isso pode ajudar a preservar as marcas. "Nós vamos ter maior capacidade e financiamento para o desenvolvimento de pesquisas nessa área e principalmente teremos mais condições de conhecer o passado de ocupação da Amazônia. Nós teremos mais possibilidades para preservá-la", avalia.
A maior parte dos geoglifos descobertos está espalhada por pastos e plantações particulares. Segundo Ranzi, o Ministério Público do Acre está preparando uma resolução para que os agropecuaristas ajudem a proteger os desenhos, evitando criar gado ou passar tratores por cima das valas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Arara-vermelha de Xapuri
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Clima esfria no Acre

A previsão é de mínimas de 15°C em Rio Branco, Sena Madureira e Acrelândia e 14°C em Brasiléia, na sexta-feira. Já Cruzeiro do Sul e Tarauacá terão menores temperaturas no sábado, com previsão de 16°C e 17°C, respectivamente. No domingo, os termômetros já voltam a subir.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Visitantes poluem praia do Riozinho

segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Cientistas alemães pedem criação de um "Banco Mundial do Clima"

domingo, 6 de setembro de 2009
Trabalhadores da usina de Jirau (RO) anunciam greve para esta terça-feira

“Eu vim de Belém, onde fui contratado, tivemos promessa de que nossos salários seriam aumentados com o tempo e até hoje nada”, disse o carpinteiro Jonas Lima.
“Se as empresas não se manifestarem este final semana para uma primeira rodada de negociações, a greve começa na terça-feira, sem dúvida”, alertou o presidente da CUT/RO.
sábado, 5 de setembro de 2009
No Pará, fiscais encontram carregamento de toras de castanheira

sexta-feira, 4 de setembro de 2009
El Niño causou chuvas em agosto no Estado

O fenômeno El Niño é apontado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) como causa das chuvas esparsas registradas no mês de agosto no Acre, que deixaram os índices pluviométricos acima da média para a maior parte do Estado, principalmente no Vale do Juruá.
Segundo o meteorologista do Sipam, Luiz Alves, estas chuvas marcam o período de transição da estação seca (verão amazônico) para a chuvosa (inverno amazônico), que compreende os meses de setembro a novembro.
“As chuvas não foram muito intensas, mas nesse período de julho e agosto – o mais seco do ano – qualquer precipitação já deixa os registros acima da média”, diz Luiz Alves.
Para o próximo trimestre, a tendência continua, com previsão de chuvas acima da média no centro-sul e oeste do Acre.
Ainda segundo o meteorologista, a população precisa estar atenta à ocorrência de temporais, com ventos fortes e raios, frequentes nesse período e agravados pelas queimadas.
“Nessa época as nuvens precisam absorver muito mais umidade que o normal para chegar ao estágio de provocar chuva, por isso quando atingem esse nível já estão robustas e formam temporais”, explica o meteorologista.
Os fenômenos, registrados com maior frequência entre julho e agosto, ocorreram mais de 10 vezes esse ano, porém, tiveram intensidades fracas e moderadas, sem abaixar os termômetros significativamente.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Altas temperaturas fazem sorveterias da capital dobrar faturamento

quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Derretimento no Ártico pode afetar um quarto da população mundial, diz WWF

terça-feira, 1 de setembro de 2009
Empresa desenvolve avião movido a energia solar com autonomia de voo de cinco anos
