sábado, 14 de agosto de 2010

Xapuri: Pólo turístico e industrial do Acre

Bira Vasconcelos, prefeito de Xapuri


Conhecida como a Princesinha do Acre, Xapuri passa por um momento especial. Após um longo período de abandono do poder executivo, a cidade volta a respirar ares de prosperidade. Para saber como essa transformação foi possível estive em Xapuri onde conversei com o prefeito do município, Bira Vasconcelos, 45 anos, casado e pai de duas filhas. Sentado num banco da praça principal da cidade, Bira (que já foi presidente da antiga Emater hoje Seaprof durante o governo de Jorge Viana) falou com exclusividade ao blog Turismo e Meio Ambiente dessa nova fase vivida por Xapuri.


Senildo Melo: Prefeito, primeiro faça uma avaliação desse seu um ano e meio como gestor do município?
Bira Vasconcelos: A avaliação é a melhor possível. Nesse período, conseguimos reativar a indústria de castanha do município que estava parada. Construímos 28 casas populares, asfaltamos quase 2 km de ruas, implantamos 200 metros de rede de esgoto e investimos também no setor agrário com a compra de tratores, recuperação de ramais e distribuição de sementes para o homem do campo. Sempre em parceria com o governador Binho Marques.
Indústria de Preservativo Masculino de Xapuri
Senildo Melo: Como tem sido essa nova fase, a da industrialização, vivida por Xapuri?
Bira Vasconcelos: Simplesmente o município deixou de depender apenas do contracheque da prefeitura e do governo do estado. Só para você ter uma idéia, as indústrias de castanha, preservativo e pisos geram juntos 1.500 empregos diretos. Isso é bem mais do que os 600 funcionários se somarmos prefeitura e estado. A economia do município vive seu melhor momento desde o período áureo da borracha.
Senildo Melo: Xapuri também é o pólo do turismo regional. De que forma o senhor está trabalhando a infraestrutura para esse setor.
Memorial Chico Mendes, principal ponto turístico da cidade
Bira Vasconcelos: Estamos felizes porque o empresariado da cidade também participa desse processo de forma importante. Já são cinco pousadas instaladas em Xapuri e uma área particular para a prática do turismo de aventura. Agora mesmo eu estava com um grupo de turistas da Itália, que vieram conhecer a cidade e estão encantados. No museu Chico Mendes, vamos construir até o final desse ano um espaço para o artesanato e um café para receber melhor o turista. Também estamos de olho na inauguração da estrada do Pacífico, do lado peruano, para aquecer ainda mais o setor do turismo na região. Sempre em parceria com a Secretaria de Turismo.
Senildo Melo: Gostaria de encerrar a entrevista falando dessa Semana Evangélica. Sabemos que são várias atividades e a prefeitura apóia o trabalho das igrejas no município?
Bira Vasconcelos: Com certeza. Só o poder público não teria como resolver todas as mazelas e os problemas da sociedade. As igrejas cumprem um papel importante. Tanto espiritual quanto social. Muitas famílias foram restauradas pelo poder da palavra. Drogados e pessoas violentas que hoje se tornaram cidadãos de bens graças ao bom trabalho dos pastores e obreiros das igrejas. Essa Semana Evangélica é um projeto de Lei do vereador Ney (PSB), aprovado na Câmara e que tem o apoio da prefeitura. Durante uma semana, evangélicos de oito denominações diferentes ficam responsáveis por um dia de evento. Isso mexe com a auto-estima dos moradores e a cidade respira um ambiente de paz durante esse período. Todas as atividades são ao ar livre e de graça para a população prestigiar.    

 


3 comentários:

Anônimo disse...

enquanto em outros municipios milhoes sao gastos para enriquecer traficantes e vendedores de bebidas alcoolicas, destruindo pessoas, familias e cidades, em xapuri foi plantado amor, vida, restauração de familias, de pessoas e da cidade, atraves do poder sobrenatural de Jesus Cristo.

Anônimo disse...

sem drogas, sem alcool, sem violencia, sem destruição de familias, sem facadas, sem prostituição, sem mortes no transito. porem, com vida, com amor, com restauração, com restituição, com diversao, com alegria, com excelencia. parabens ao Prefeito e todos que apoiaram tal evento.

Anônimo disse...

parabens a prefeitura de xapuri, ahh se rio branco seguisse esse exemplo. mas em rio branco o investimento é em parada, paradinhas, carnavais e outros eventos que só incentivam as drogas, bebidas, violencias, mortes, com a população vivendo hipertensa sem amor e paz.