quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Embrapa treina produtores para o controle da Sigatoka-negra no Vale do Juruá


Produtores e técnicos da extensão rural de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, municípios do Vale do Juruá, conheceram um novo método de controle químico da Sigatoka-negra, doença que vem castigando os bananais da região. O curso Controle da Sigatoka-negra realizado pela Embrapa Acre (Rio Branco) e Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aconteceu na Comunidade Uruburetama, em Cruzeiro do Sul e na Praia da Amizade, em Rodrigues Alves.

A capacitação, prevista nas metas do projeto “Tecnologias Sustentáveis e Ações de Comunicação Empresarial para o Incremento da Produção Familiar na Regional do Juruá”, desenvolvido pela Embrapa Acre, com recursos provenientes de emenda parlamentar aprovada pelo deputado federal Henrique Afonso (PV/AC), contou com a parceria da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Luadir Gasparotto, mostrou o passo a passo do novo método, que consiste na aplicação de fungicidas na axila da segunda folha da planta, com o auxílio de uma seringa veterinária adaptada. A técnica funciona como uma espécie de vacina que protege as plantas, especialmente a banana comprida. As bananas do tipo prata e maçã já contam com cultivares resistentes recomendadas pela Embrapa, mas esses avanços tecnológicos ainda não contemplam a banana comprida.

O controle químico em bananais tem um custo elevado devido ao alto número de pulverizações exigido. “Para o pequeno produtor, não é viável pulverizar, por isso a Embrapa desenvolveu essa técnica que reduz de 52 para três o número de aplicações por ciclo produtivo”, explica Gasparotto.

A Sigatoka-negra provoca queda na produtividade e prejuízos para os produtores. A doença ataca principalmente as cultivares do tipo prata, maçã e comprida. No Acre, municípios do Alto e Baixo Acre, além do Vale do Juruá, convivem com o problema há vários anos.


Além do valor comercial, a banana comprida representa importante fonte de alimento para as comunidades tradicionais acrianas. “É o que servimos no café da manhã das crianças, seja cozida ou em forma de mingau. Não temos outro alimento para substituir, por isso vamos testar essa técnica, que representa uma luz no fim do túnel”, afirma o presidente da Associação Sociedade Agrícola da Praia da Amizade, Francisco Cavaca da Silva.

As cerca de 40 famílias que moram na Praia da Amizade também cultivam arroz, milho e feijão, mas a principal fonte de renda é a banana. Cada produtor comercializa, em média, 120 cachos por mês na época da seca. No roçado de Agaildo Lima Câmara, todo o plantio foi dizimado pela sigatoka-negra. “A banana grande é muito valorizada no mercado, mas as bananeiras não soltam cachos”, explica o agricultor.

De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, em algumas regiões do município a economia gira basicamente em torno da cultura da banana. “Nesses locais, a produção ainda é conduzida sem nenhuma tecnologia. As informações apresentadas no curso vão ajudar a fortalecer a economia familiar”, diz.

Nenhum comentário: