quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Senadores querem criar ministério especial para a Amazônia

Tramita a passos lentos no Senado (foto) uma proposta para criar o ‘Ministério da Amazônia’. A ideia é agrupar em um único órgão as principais ações do governo para a região, como o combate ao desmatamento e grandes obras de infraestrutura.

A proposta, lançada em 2005 pelo senador Valdir Raupp (PMDB - RO), ganhou novo fôlego ao ser abraçada pelo colega Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC), que é o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça. Na última segunda-feira (9), em pronunciamento no plenário, o parlamentar adiantou que dará parecer favorável à criação da nova pasta.

Projeto prevê perda de reserva para índios que cometerem crimes ambientais Entenda a importância de um novo acordo sobre mudanças climáticas Amazônia terá novo parque na região metropolitana de Belém Projeto de lei propõe anistia a quem desmatou antes de 2006 Lula assina decreto que proíbe venda de terras na Amazônia a estrangeiros Acre quer gerar renda para índios promovendo turismo em aldeias

Atualmente, o governo federal já tem a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) e o Sipam (Sistema de Proteção à Amazônia), criados para atuar exclusivamente na região, além de projetos especiais para a Amazônia espalhados por praticamente todos os ministérios.

Nenhum comentário: