sexta-feira, 17 de julho de 2009

Municípios acrianos recebem treinamento do Sipam em Rio Branco

O objetivo do treinamento é difundir o uso de geotecnologias.

Inicia na próxima segunda (20), no horto florestal de Rio Branco, o treinamento oferecido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) para capacitar técnicos municipais quanto ao uso de dados geográficos por meio digital.

Durante uma semana, representantes de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Manuel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomar aprenderão a usar o programa (software) Terraview e receberão um CD contendo um banco de dados de seu município.

O objetivo do treinamento, parte do programa SipamCidade, é difundir o uso de geotecnologias para apoiar a gestão municipal das cidades da Amazônia Legal e construir com os técnicos uma rede de intercâmbio de dados espaciais. “Estes conhecimentos permitem que as prefeituras conheçam o seu território, saibam quais as dinâmicas que estão acontecendo, melhorem processos de gestão e possam embasar os seus projetos para conseguir financiamento”, explica Ernesto da Silva Filho, analista ambiental do Sipam responsável pelo treinamento.

Na administração municipal, os técnicos poderão utilizar os recursos do programa e as informações do banco de dados para planejar obras, delimitar áreas de preservação, escolher locais para instalação de aterros sanitários, ou seja, realizar ações públicas com atenção ao meio ambiente.Este é o segundo treinamento realizado pelo SipamCidade no Acre. Em junho, o curso aconteceu em Epitaciolândia e teve a participação de técnicos de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.

Para atender todos os municípios acrianos, uma última etapa está prevista para agosto.Em Rio Branco, o treinamento acontece de 20 a 24 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala multimeios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada no Horto Florestal de Rio Branco.

Nenhum comentário: